Literatura e Cinema: O jogo entre memória e espacialidades em 20.000 dias na Terra e The Sick Bag Song

  • Samantha Pires dos Santos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Literatura, Cinema, Nick Cave, 20.000 dias na terra, The Sick Bag Song, Topoanálise

Resumo

A literatura e o cinema são artes que dialogam de forma fértil, sendo a interseccionalidade entre elas inegável e cada vez mais frutífera, principalmente quando se diluem as fronteiras que separam as suas formas prefixadas. O cinema transpõe as narrativas literárias para as telas, assim como narrativas literárias utilizam, frequentemente, técnicas cinematográficas em sua construção, mas entre elas há inúmeros agenciamentos possíveis. Aqui, o que se delineia de forma patente é a intersecção entre as temporalidades e as espacialidades que constituem essas obras. Este trabalho tem por objetivo analisar essa possibilidade de inter‑relação entre tempo e espaço das narrativas do filme 20.000 dias na Terra, dirigido por Iain Forsyth and Jane Pollard, sobre o artista e escritor Nick Cave, e o seu livro mais recente The Sick Bag Song, misto de narrativa poética, memórias, relato e diário de viagem. Nosso foco será explorar de que maneira os aspectos da espacialidade ou, como conceitua Gaston Bachelard, em sua Poética do espaço, da topoanálise destacam‑se nessas duas narrativas e de que forma elas estão correlacionadas ao tratarem da memória e da criação artística.

Referências

AUGÉ, Marc (1994). Não lugares – introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus.

BAKHTIN, Mikhail M. (2002). Formas de tempo e de cronotopo no romance (ensaios de poética histórica. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Hucitec.

BARBOSA, S., & BORGES FILHO, Ozíris (org.) (2014). Espaço, Literatura e cinema. São Paulo: Todas as musas.

BACHELARD, Gaston (2008). A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.

BRANDÃO, Luís Alberto (2013). Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva.

BERGSON, Henri (1988). Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Lisboa: Edições 70.

CAVE, Nick (2018). The Sick Bag Song. São Paulo: Terreno Estranho.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia (2010). Narrativas Migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio: 7 letras.

.20.000 Dias na Terra (2014). Direção: Iain Forsyth e Jane Pollard. Roteiro: Nick Cave, Iain Forsyth e Jane Pollard. Produção: Reino Unido / 1h 37min.

Publicado
2022-03-29
Secção
Artigos