O livro, essa tecnologia complexa: do leitor ao editor – breves reflexões acerca de uma mudança de perspetiva

  • Idalina Dias
Palavras-chave: Livro, Editor, Processo editorial, Publicação

Resumo

Percorrendo um caminho em reverse, numa lógica de desconstrução do processo de desenvolvimento do livro como produto, este texto pretende ser um olhar retrospetivo sobre a evolução de perspetiva da autora em relação ao mundo editorial.

Referências

BARTHES, R. (2004). A morte do autor. In M. Laranjeira (trad.), O Rumor da Língua (pp. 57-64). S. Paulo: Martins Fontes.
CHARTIER, R. (2010). Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, 24 (69), 6-30. URL: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10510.
DIAS, I., AMADO, P., & TORRÃO, J. (2016, junho). Escrever, ilustrar e editar para o universo infantojuvenil: os desafios da autoedição. CONFIA – International Conference on Ilustration & Animation, Barcelos. URL: https://ria.ua.pt/handle/ 10773/17430.
FARIA, M. I. & PERICÃO, M. G. (1999). Novo dicionário do livro – da escrita aomultimédia. Lisboa: Círculo de Leitores.
HASLAM, A. (2010). O livro e o designer II – Como criar e produzir livros. São Paulo: Edições Rosari, Lda.
LENDREVIE, J., LINDON, D., DIONISIO, P. & RODRIGUES, V. (1992). Mercator: teoria e prática do Marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
MARTINS, J. M. (1999). Marketing do Livro: Materiais para uma Sociologia do Editor Português. Oeiras: Celta.
MEDEIROS, N. (2012a). Notas sobre o mundo social do livro: a construção do editor e da edição. Revista Angolana de Sociologia, 9, 33-48. URL: http://hdl.handle.net/10400.21/2619.
— (2012b, junho 19-22). Pluralidade, mudança e produção de valor na edição de livros: notas sobre a edificação social da cultura impressa. VII Congresso Português de Sociologia, Porto. URL: http://hdl.handle.net/10400.21/2622.
KANT, I. (2003). Metafísica dos Costumes. Bauru: Édipo.
Publicado
2021-11-22
Secção
Artigos: Arte(s) do livro – leituras e perspetivas