“Irmãos não é o mesmo que amigos”: A representação das relações entre irmãos na literatura infantil – estudo de quatro casos editados em Portugal

  • Leonor Rodrigues Agência Literária Bookoffice; The Book Company
Palavras-chave: Interação fraterna, Álbuns ilustrados, Conflito fraterno, Família

Resumo

Os irmãos são uma parte integral do desenvolvimento das crianças em famílias com mais do que um filho, já que permitem a aprendizagem de um conjunto de valores que advém da convivência fraterna. Pretende-se, assim, analisar a importância dos irmãos na literatura infantil, particularmente no caso dos álbuns ilustrados. Conclui-se da negligência da sua representação em obras infantis, bem como do predomínio de obras relativas ao nascimento de um/a novo/a irmão/ã. Também se empreendeu uma análise mais detalhada de um corpus de quatro obras infantis centradas nesta temática, publicadas em Portugal em 2016, com o objetivo de proceder a uma categorização temática, a uma descrição da narrativa, à análise da verosimilhança dos textos quando comparados com artigos de tema semelhante e à relevância dos paratextos.

Referências

AZEVEDO, F. (2013). O clube dos afetos: apontamentos sobre as representações da família em clássicos da literatura infantil e juvenil. In A. M. Ramos & C. Ferreira Boo (eds.), La Familia en la Literatura Infantil y Juvenil (pp. 27-34). Vigo-Braga: Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil y X/Juvenil & Centro de Investigação em Estudos da Criança (Instituto de Educação-Universidade do Minho).
CIRAOLO, S. (2016). O que aconteceu à mina irmã?. Lisboa: Orfeu Negro. (ed. original: 2015).
COLOMER, T. (1998). La formación del lector literario. Narrativa Infantil y juvenil actual. Madrid: Fundación Germán Sánchez.
— (1999). Introducción a la Literatura Infantil y Juvenil. Madrid: Síntesis.
— (2008). La educación sentimental en los álbumes infantiles actuales. In F. L. Viana, M. Martins & E. Coquet (coord), Actas do 6º Encontro Nacional (4.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp. 88-97). Braga: Universidade do Minho.
DUNN, J. (1985). Sisters and Brothers: The Developing Child. Cambridge: Harvard University Press.
ESTRELA, J. (2016). Mana. Carcavelos: Planeta Tangerina.
KRAMER, L., NOORMAN, S., & BROCKMAN, R. (1999). Representations of Sibling Relationships in Young Children’s Literature. Early Childhood Research Quarterly, 14 (4), pp. 555-574.
KRAMER, L., & RAMSBURG, D. (2002). Advice given to parents on welcoming a second child: A critical review. Family Relations, 51, pp. 2-14.
KRAMER, L. (2010). The Essential Ingredients of Successful Sibling Relationships: An Emerging Framework for Advancing Theory and Practice. Child Development Perspectives, 4 (2), pp. 80-86.
MATHIS, J. (2016). Literature and the Young Child: Engagement, Enactment, and Agency from a Sociocultural Perspective. Journal of Research in Childhood Education, 30: 4, pp. 618-629.
MÍNGUEZ LÓPEZ, X., & OLMOS FONTESTAD, N. (2013). Modelos de familia desde el paradigma de la interculturalidad en los álbumes ilustrados en catalán. In A. M. Ramos & C. Ferreira Boo (eds.), La Familia en la Literatura Infantil y Juvenil (pp. 247-263). Vigo-Braga: Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil y X/Juvenil & Centro de Investigação em Estudos da Criança (Instituto de Educação-Universidade do Minho).
NEVES, J. S. (coord.) (2014). Comércio livreiro em Portugal: Estado da arte na segunda década do século XXI. Lisboa: APEL.
PEARSON, L. (2005). Family, Identity and Nationhood: Family Stories in Anglo‑American Children’s Literature, 1930-2000. In C. Butler & K. Reynolds (eds.), Modern Children’s Literature: An Introduction (pp. 89‑104). Basingstoke: Nova Iorque: Palgrave and Macmillan.
PEREIRA, C., & PICCININI, C. (2011). Gestação do segundo filho: percepções maternas sobre a reação do primogênito. Estudos de Psicologia (Campinas), 28 (1), pp. 65-77.
PEREIRA, C., Silva, D., PICCININI, C., & LOPES, R. (2015). Rivalidade fraterna durante a gestação materna do segundo filho: manifestações e estratégias de manejo. Estudos de Psicologia (Campinas) 32 (4), pp. 653-662.
PERLMAN, M., LYONS-AMOS, M., LECKIE, G., STEELE, F., & JENKINS, J. (2015). Capturing the Temporal Sequence of Interaction in Young Siblings. PLoS ONE, 10 (5), oi:10.1371/journal.pone.0126353.
PIKE, A., & OLIVER, B. (2016). Child Behavior and Sibling Relationship Quality: A Cross-Lagged Analysis. Journal of Family Psychology.
RELVAS, A. (2000). O ciclo vital da família. Porto: Afrontamento.
STILWELL, A., & Moniz, M. (2016). A minha mãe tem o sol na barriga. Lisboa: Livros Horizonte.
TOMÉ, M. C., & BASTOS, G. (2013). Entre a ordem e o caos… Representações da família na literatura juvenil portuguesa contemporânea. In A. M. Ramos & C. Ferreira Boo (eds.), La Familia en la Literatura Infantil y Juvenil (pp. 389-413). Vigo-Braga: Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil y X/Juvenil & Centro de Investigação em Estudos da Criança (Instituto de Educação-Universidade do Minho).
VANDELL, D. L. (1987). Baby Sister/Baby Brother: Reactions to the Birth of a Sibling and Patterns of Early Sibling Relations. In F. F. Schachter & R. K. Stone (eds.), Practical Concerns About Siblings: Bridging the Research-Practice Gap (pp. 13-38). Nova Iorque: The Haworth Press.
WEIH, T. (2014). Revealing Relationships: First Graders Share Personal Literature. Sage Open, 2014: 4, pp. 1-13.
WITEK, J., & Roussey, C. (2016). Na Barriga da Minha Mãe: Tu aí dentro, eu cá fora. Lisboa: Editorial Presença. (ed. original: 2011).
Publicado
2021-11-22
Secção
Artigos: Arte(s) do livro – leituras e perspetivas