Competências digitais dos professores de PLE na China

o caso da Universidade de Hubei

  • Yilan Shen Universidade de Hubei
Palavras-chave: Competências digitais, Professores de PLE, Ensino de PLE, China, Universidade de Hubei

Resumo

O presente trabalho tenta examinar parte da situação atual das competências digitais dos professores de PLE na China, por meio da análise do caso da Universidade de Hubei, baseando-se numa metodologia qualitativa e exploratória, que pressupõe uma entrevista semiestruturada com cinco professoras de PLE da Universidade de Hubei. Os resultados mostram que os professores de PLE possuem competências digitais para atender às necessidades mais básicas do ensino digital, mas ainda se defrontam com certos desafios. Neste contexto, propomos algumas implicações para a criação de um ambiente favorável à promoção das competências digitais dos professores de PLE na China.

Referências

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101.

Eshet-Alkalai, Y. (2004). Digital literacy: A conceptual framework for survival skills in the digital era. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 13(1), 93-106.

Gilster, P. (1997). Digital literacy. New York: Wiley Publishing.

Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora.

Ministério da Educação da China. (2022). Digital literacy of Teachers. Disponível em: http://www.moe.gov.cn/srcsite/A16/s3342/202302/W020230214594527529113.pdf

Platolo, B. W. P., & Solikhati, H. A. (2021). Investigating teachers’ attitude toward digital literacy in EFL classroom. Journal of Education and Learning (EduLearn), 15(1), 97-103.

Shen, Y. L. (2022). Modalidade b-learning no ensino-aprendizagem de PLE na China: o caso da Universidade de Hubei. 《东游》Rotas a Oriente, 2, 187-204.

UNESCO. (2018). UNESCO ICT Competency Framework for Teachers (Version 3). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000265721

Publicado
2025-05-27
Secção
Artigos