Os estudantes chineses e os materiais autênticos

Palavras-chave: Língua não-materna, Materiais didáticos, Autenticidade, Estudantes chineses

Resumo

Os materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras consistem frequentemente em manuais editados, embora estes não sejam adequados a todos os contextos de ensino, pelo que será preferível investir na criação de materiais didáticos autênticos, que replicam a utilização da língua-alvo fora da sala de aula. Porém, o ensino na China ainda se faz, em grande parte, através de uma estratégia de ensino tradicional em que todas as atividades são baseadas num manual. Assim, foi distribuído aos estudantes do Curso de Licenciatura em Português na Universidade da Cidade de Macau um questionário, em que estes foram confrontados com as atividades e tarefas (com origem em materiais editados e materiais elaborados pelo docente da mesma disciplina) que tiveram de realizar/desempenhar ao longo do curso, para que as pudessem avaliar tendo em conta a sua autenticidade, a motivação que provocam e a sua eficácia na aprendizagem. Neste artigo, serão analisados e discutidos os resultados deste questionário.

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Publicado
2025-05-27
Secção
Artigos