Estudos escritos para violão solo pós 1950 no Brasil: identificação e análise

  • Vinicius Lucena Instituto Federal da Paraíba
  • Ana Carolina Petrus Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Cristóvam Sobrinho Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Palavras-chave: violão, Pedagogia do instrumento, Estudos

Resumo

Apresentam-se resultados quantitativos e qualitativos parciais de uma investigação iniciada em 2016, tendo por objetivo fundamental refletir sobre aspéctos históricos, técnicos e pedagógicosdos estudos escritos para violão solo, no Brasil, a partir da década de 1950. Até o momento, identificamos 45 (quarenta e cinco) conjuntos de estudos tomando-se por base ferramentas investigativas próprias do estudo de caso, bem como contribuições de 25 (vinte e cinco) violonistas por meio de questionamento em uma rede social. Apresenta-se a metodologia da pesquisa em curso por meio de um processo analítico sobre os 25 Pequenos Estudos Populares para Violão, escritos no ano de 2015 por Emanuel Nunes.

Referências

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Nunes, Emanuel (2015), 25 Pequenos Estudos Populares para Violão. 2015, Editora: Halley S/A. Teresina
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Publicado
2019-09-26