Horizonte: uma possibilidade de uníssono

  • Sílvia Mendonça INET-md, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: uníssono, composição musical

Resumo

Pretende-se investigar a natureza do uníssono repensando as implicações do fenómeno na composição musical. Será apresentada a obra Horizonte para vibrafone e eletrónica, da autora deste artigo, como um dos resultados possíveis. Identifica-se a instabilidade da definição tradicional do uníssono, enquanto unidade sonora baseada em princípios de igualdade, comparativamente ao estudo da relação entre uníssono e heterofonia, na performance vocal da Índia do Norte, realizado pelo etnomusicólogo John Napier. Neste artigo, propõe-se uma reinterpretação do conceito, passível de ser percecionada e compreendida através da obra musical.

Referências

DeLio, Thomas. (2017), Composing a sound: Giacinto Scelsi’s L’âme ailée / L’âme ouverte for violin solo, College Music Symposium, 57, disponível em www.jstor.org/stable/26574456, [accessed 23/1/2017]
NAPIER, John (2006), “A 'Failed' Unison or Conscious Differentiation: The notion of 'Heterophony' in Noth Indian Vocal Performance”, International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, 37:1, pp. 85-108
SMITH, Allison. (2014), Louis Andriessen: The Musical Egalitarian. In: Eunomios, available at https://openmusiclibrary.org/article/5685/ [Accessed 9/10/2017]
Publicado
2019-09-26