A canção de embalar como leitmotif em El laberinto del Fauno (2006)

  • Maria Fernandes CESEM / NOVA-FCSH
Palavras-chave: El labirinto del Fauno, canção de embalar, leitmotif, semiótica

Resumo

El laberinto del Fauno realizado por Guillermo del Toro expõe, através de um conto de fadas, a crueldade e violência vividas na Espanha franquista após a Guerra Civil (1936-9). Composta a partir de uma canção de embalar sem palavras, por Javier Navarrete, esta torna-se o leitmotif central de toda a composição, adquirindo uma dupla funcionalidade: de índice da vida e de índice da morte. Portanto, uma melodia que nos envolve no mundo da fantasia (índice da vida), mas que rapidamente se metamorfoseia numa canção de lamento (índice da morte), dando-nos conta dos horrores da realidade. Quais os signos que nos levam à corroboração destas afirmações?

Através da análise das cenas em que diegeticamente surge a canção de embalar e tendo como referencial teórico a semiótica peirceana (Peirce 1932), este estudo pretende descortinar os vários significados intrínsecos à canção de embalar, assinalando-os, analisando-os e compreendendo-os, como leitmotif da vida e da morte, numa relação interdisciplinar com a imagem.

Referências

Allen, Graham (2000), Intertextuality, London: Routledge.
Benet, Vicent J (2007), “Excesos de memoria: el testimonio de la guerra civil española y su articulación fílmica.” Hispanic Review, 75(4), pp. 349-363
Carvalho, Eduarda (1995), “A canção de embalar - uma abordagem psicológica.”, Boletim de Associação Portuguesa de Educação Musical, 84, pp. 14-17
Centro Virtual Cervantes (s.d)., Canción de cuna para dormir a un preso, http://cvc.cervantes.es/literatura/escritores/hierro/voz/cancion.htm [acessed 16/06/2017].
Clute, John and John Grant (eds) (1997), “Labyrinth.”, Encylopedia of Fantasy, disponível em http://sf-encyclopedia.uk/fe.php?nm=labyrinths [acessed 30/05/2017].
“Portals”, Encylopedia of Fantasy http://sf-encyclopedia.uk/fe.php?nm=portals [acessed 30/05/2017]
“Magic realism”, Encylopedia of Fantasy, http://sf-encyclopedia.uk/fe.php?nm=magic_realism [acessed 30/05/2017].
“Fairytale”, Encylopedia of Fantasy, http://sf-encyclopedia.uk/fe.php?nm=fairytale [acessed 30/05/2017]
Del Toro, Guillermo (2006), El laberinto del fauno
Gómez-Castellano, Irene (2013), “Lullabies and postmemory: hearing the ghosts of Spanish history in Guillermo del Toro’s Pan’s Labyrinth (El labirinto del fauno, 2006).” Jounal of Spanish Culture Studies, 14:1, pp. 1-18
López Cano, Rubén (2007), Semiótica, semiótica de la música y semiótica cognitivo-enactiva de la música. Notas para un manual de usuário, www.lopescano.net [acessed 20/04/2017]
Nöth, Winfried (1995), Handbook of Semiotics, Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press
Peirce, Charles S. (1932), Collected Papers, Cambridge, MA: Harvard University Press, 2
Porter, James (2001). “Lullaby.” In Sadie, Stanley (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, England: Macmillan Publishers Limited
Ribeiro, Joana Marques & Syntia Pereira Alves (2011), “Memória e mito entrelaçados em O Labirinto do Fauno”, Aurora: revista de arte, mídia e política, 11, pp. 123-136
Tagg, Philip (2012), Music’s Meanings: a modern musicology for non-musos, New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars’ Press
Turino, Thomas (1999), “Signs of Imagination, Identity, and Experience: A Peircian Semiotic Theory for Music”, Etnomusicology, 43(2), pp. 221-255
Whittall, Arnold (2001), “Leitmotif.” In Stanley Sadie (ed.), The New Grove Dictionary of Music and Musicians, England: Macmillan Publishers Limited
Publicado
2019-09-26