A canção de embalar como leitmotif em El laberinto del Fauno (2006)
Resumo
El laberinto del Fauno realizado por Guillermo del Toro expõe, através de um conto de fadas, a crueldade e violência vividas na Espanha franquista após a Guerra Civil (1936-9). Composta a partir de uma canção de embalar sem palavras, por Javier Navarrete, esta torna-se o leitmotif central de toda a composição, adquirindo uma dupla funcionalidade: de índice da vida e de índice da morte. Portanto, uma melodia que nos envolve no mundo da fantasia (índice da vida), mas que rapidamente se metamorfoseia numa canção de lamento (índice da morte), dando-nos conta dos horrores da realidade. Quais os signos que nos levam à corroboração destas afirmações?
Através da análise das cenas em que diegeticamente surge a canção de embalar e tendo como referencial teórico a semiótica peirceana (Peirce 1932), este estudo pretende descortinar os vários significados intrínsecos à canção de embalar, assinalando-os, analisando-os e compreendendo-os, como leitmotif da vida e da morte, numa relação interdisciplinar com a imagem.
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