As sonatas de Ludwig van Beethoven para piano e violino por Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona: uma revisitação dos concertos de 1915 através da imprensa da época

  • Hélder Sá Universidade de Aveiro
Palavras-chave: violino, Grémio Literário, Alexandre Rey Colaço, Júlio Cardona, música de câmara

Resumo

Entre Janeiro e Março de 1915 Alexandre Rey Colaço e Júlio Cardona apresentaram a integral das Sonatas para piano e violino de Beethoven no Grémio Literário, em Lisboa.

A partir da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011) esta investigação analisa as críticas a estes cinco concertos de modo a aferir a recepção junto da imprensa. Estabeleceram-se quatro categorias finais: Intérpretes; Interpretação; Importância do compositor e do repertório; O Grémio Literário, os seus valores e objectivos.

Constatam-se referências ao carácter educativo das audições, seja pelo repertório como pela colaboração de discípulos. As alusões à genialidade de Beethoven e à sua importância histórica são frequentes. É perceptível o prestígio artístico que Colaço e Cardona possuíam, sendo as suas interpretações qualificadas como magistrais, plenas de brilho e sensibilidade.

Referências

Referências
Periódicos
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A Arte Musical: 28/02/1915; 15/03/1915.
A República: 20/02/1915; 6/03/1915.
Diário de Notícias: 29/01/1915; 19/02/1915; 05/03/1915; 12/03/1915.
Ecco Artístico: Fevereiro 1915; Março 1915.
Eco Musical: 16/02/1915; 23/02/1915; 16/12/1912; 23/01/1913.
O dia: 05/03/1915; 12/03/1915.
O Intransigente: 30/01/1915; 19/02/1915; 12/03/1915.
O Século: 29/01/1915; 12/02/1915; 19/02/1915.

Referências
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Publicado
2019-09-25