Uma reflexão sobre os silêncios musicais na obra Appalachian Spring (1945) do compositor Aaron Copland (1900-1990)

  • Filipe Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Palavras-chave: interpretação, silêncio, música, Appalachian Spring, Aaron Copland

Resumo

Esta pesquisa é parte integrante da dissertação de mestrado do seu autor e tem por objetivo discutir o silêncio musical, utilizando como objeto de pesquisa a obra Appalachian Spring, do compositor Aaron Copland. No primeiro tópico traz definições gerais sobre o silêncio, sua estrutura física e seu uso como material de comunicação; no segundo tópico, demonstrará definições específicas e suas funções específicas à música; no terceiro tópico, apresenta três funções articuladoras do silêncio para o discurso musical, que são as funções preparatórias, de transição e interrupção; por último, a conclusão da pesquisa. A principal fundamentação teórica foi feita a partir de trabalhos de Koelrreutter (1990), Vilela (2016) e especialmente Ramos (1997). 

Referências

Barenboim, Daniel (2002), A música desperta o tempo, São Paulo: Martins
Cavalheiro, Juciane dos Santos (2007), A voz e o silêncio em 4’33”, de john cage., disponível em http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem14pdf/sm14ss04_08.pdf, [Acedido a 20/1/2017]
Koellreutter, Hans-Joachim (1990), Wu-li: um ensaio de música experimental, Estudos Avançados, 4 (10), disponível em https://www.researchgate.net/publication/240971808_Wu-li_um_ensaio_de_musica_experimental, [Acedido a 20/1/2017]
Ramos, Marco Antonio da Silva (1997), “O Uso Musical do Silêncio”, Revista Música, São Paulo, 8, (1/2), pp. 129-168, https://doi.org/10.11606/rm.v8i1/2.59980
Schaefer, Murray (2011), O ouvido pensante, São Paulo: Editora UNESP
Wisnik, José Miguel (1989), O som e o sentido: Uma outra história das músicas, São Paulo: Companhia das Letras
Vilela. Diogo de Oliveira (2016), Os Sentidos do Silêncio: Formas e funções do silêncio como elemento narrativo da linguagem cinematográfica (Dissertação de mestrado não publicada), Universidade de Brasília, Brasília
Publicado
2019-09-25