A performance contemporânea no baixo elétrico do repertório jazzístico e da música popular brasileira

  • Fausto Pizzol Universidade de Aveiro
Palavras-chave: baixo elétrico, harmónicos, acordes, performance, Estética

Resumo

O baixo eléctrico, tendo o seu papel primordial de instrumento melódico de sustentação da base harmónica/rítmica preservada, vem sendo tocado de formas que extrapolam esta designação. Com a utilização de harmónicos e acordes, os baixistas contam com novas possibilidades de interpretação, seja fornecendo a base harmónica, numa abordagem similar ao acompanhamento guitarrístico, ou executando a melodia e a harmonia simultaneamente, auxiliados pela ampliação da tessitura proporcionada pelos harmónicos. Até mesmo as células rítmicas de diferentes géneros musicais praticados pelos baixistas foram influenciadas por essas técnicas estendidas, ganhando também performances diferenciadas.

A busca por uma concepção de performance em sintonia com a prática dos baixistas da atualidade encaminhou esta pesquisa ao estudo do processo de utilização das técnicas instrumentais do baixo elétrico para além do tradicional pizzicato ou do uso da palheta, assim como das linhas de base herdadas da prática do baixo acústico. Nomeadamente, performances que agregam os harmónicos e os acordes na execução musical no baixo elétrico, a sua origem e seu desenvolvimento, são o foco deste estudo.

Referências

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Publicado
2019-09-25