Performance em mutação: considerações sobre a preparação da performance de música para instrumento e eletrónica em tempo real

  • Belquior Marques Universidade de Aveiro / CAPES / INET-md
Palavras-chave: live electronics, performance, guitarra, música mista, sistemas interativos

Resumo

No presente trabalho abordo a preparação para a performance de música eletroacústica mista em tempo real. Baseado em questões levantadas pela produção académica dos últimos trinta anos discuto a minha experiência com o estudo e a performance pública da obra Mutazione, para violão e eletrónica em tempo real (2008) do compositor Rael Gimenes. Autores como Silva (2007), Pestova (2008) e Rocha (2010) alegam que, no contexto da prática de música eletroacústica mista, é recorrente a condição em que obras para instrumento e live electronics sejam previamente estudadas sem as estruturas necessárias para a performance. McNutt (2003), Hamm (2003) e Yoder (2010) enfatizam que tal condição pode inviabilizar o conhecimento sobre o funcionamento dos processos interativos, dificultando um bom desempenho do músico no palco. Neste trabalho exponho as condições de preparação e performance da obra Mutazione em três situações distintas, com base na literatura discuto alguns fatores ocorridos no processo e faço considerações acerca das condições de performance com este tipo de repertório e as implicações do processo de estudo.

Referências

Baguyos, Jeremy (2014), Contemporary Practices in the Performance and Sustainability of Computer Music Repertoire, Ann Arbor: MI - Michigan Publishing
Garnett, Guy (2001), “The aesthetics of interactive computer music”. Computer Music Journal, 25(1), pp. 21-33
Gallo, Helen (2006), “A querela dos tempos”: um estudo sobre as divergências estéticas na música eletroacústica mista (Dissertação de mestrado não publicada), UNESP–Universidade Estadual Paulista, São Paulo
Hamm, Sam (2003), “Computers and Live Performance: Interactive, or Interference”, Society of Composers, Inc., Region IV Conference, Stetson University, Florida
Karnatz, Roland (2005), Interactive Computer Music: A Performer's Guide to Issues Surrounding Kyma with Live Clarinet Input (non-published Doctoral Thesis), Virginia Commonwealth University, Richmond
Kimura, Mari (1995), “Performance practice in computer music”, Computer Music Journal, 19(1), pp. 64-75
Leite, Daniela (2012), “A Permanência de Músicas com Eletrônica em Tempo Real”, Anais do SIMPOM, 2(2),
http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/issue/view/99/showToc, [accessed 26/02/2018]
Manoury, Philippe (1998), La note et le son: Écrits et entretiens (1981-1998), Paris: Editions L'Harmattan
McNutt, Elizabeth (2003), “Performing electroacoustic music: a wider view of interactivity”. Organised Sound, 8(03), pp. 297-304
Miranda, Paulo Agenor, & Barreiro, Daniel (2011), “Performer e Meios Eletrônicos: Aspectos da Interatividade na Música Eletroacústica Mista”, Horizonte Científico, 5(2), pp. 1–26
Montanaro, Larisa (2004), A singer's guide to performing works for voice and electronics, DMA Treatise, Austin: University of Texas
Pestova, Xenia (2008), Models of interaction in works for piano and live electronics (non-published Doctoral Thesis), McGill University, Canada
Pierangeli, Caio (2012), Live Electronics: Historias, Técnicas e Estéticas (Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Estadual de Maringá
Rocha, Fernando (2010, Maio), “Questões de Performance em obras eletrônicas mistas”. Paper apresentado no XX Congresso da ANPPOM, Estado de Santa Catarina
Silva, Flávio Ferreira & Loureiro, Maurício Alves Loureiro (2007). “Poucas Linhas de Ana Cristina de Sílvio Ferraz: uma breve análise a partir de conceitos do próprio compositor”, paper apresentado no X Brazilian Symposium on Computer Music, http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2005/shortpapers/sbcm-shortpaper-2005-10.pdf, [accessed 26/02/2018]
Yoder, Rachel (2010), Performance practice of interactive music for clarinet and computer with an examination of five works by American composers, Texas: University of North Texas
Publicado
2019-09-25