Educação musical e tecnologias: a utilização de playbacks como ferramenta pedagógica no ensino de violino e viola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

  • Ana Carolina Petrus Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Vinicius Fernandes Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Cristóvam Sobrinho Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Palavras-chave: Educação Musical, Tecnologias da Música, violino, viola, playback

Resumo

Esta publicação tem como objetivo apresentar as discussões e resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa, entre agosto de 2016 e agosto de 2017, sobre uma proposta pedagógica baseada na utilização de playbacks como ferramenta para o desenvolvimento de competências musicais no ensino de violino e viola. A partir do Estudo de Caso, e utilizando-se de entrevista semiestruturada com dez orientandos das duas áreas instrumentais, buscou-se compreender a influência da utilização deste recurso e das transformações decorrentes do uso das tecnologias nas relações interpessoais e educacionais. Ao longo da pesquisa, observou-se, também, que a utilização de playbacks é apenas uma das inúmeras ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na relação ensino-aprendizagem, onde a aproximação ao contexto do estudante torna-se um ponto propulsivo no seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa conta com o apoio da Coordenação de Pesquisa e Extensão do IFPB campus João Pessoa (COPEX) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Publicado
2019-09-25