Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança

Palavras-chave: Jornal, Estudos de Pós-Graduação, Música, Dança, Estudantes

Resumo

O Post-in-progress: 4º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança (Post-ip ’17) foi organizado por alunos de pós-graduação associados ao polo da Universidade de Aveiro (UA) do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md). O congresso contou com a presença de 59 participantes, de 9 países, que efetuaram 53 apresentações. Este fórum teve participações em língua portuguesa, em língua espanhola e em língua inglesa, e decorreu entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2017 no Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, tendo sido as suas sessões de abertura e encerramento realizadas no Auditório do Complexo Departamento de comunicação e Arte da mesma Universidade.

O congresso teve a sua sessão de abertura no auditório supracitado onde estiveram presentes Julieta Silva e Margarida Cardoso, em nome da Comissão Organizadora do Post-ip’17, a Prof. Susana Sardo, como Coordenadora do INET-md da Universidade de Aveiro, a Prof. Salwa Castelo-Branco, como coordenadora do INET-md, o Prof. Rui Raposo, como director do Departamento de Comunicação e Arte e o Prof. Manuel Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro, à data.

 

Esta quarta edição do Post-ip, Post-ip ’17, teve a honra de acolher como oradores convidados Rubén López Cano e Úrsula San Cristóbal, Vincent Dubois, Sílvia Martinez e ainda Ana Fávia Miguel, como primeira convidada da rubrica instaurada nesta edição, Jovem Orador(a) Principal.

 

  1. Vincent Dubois (Universitè de Strasbourg) apresentou-nos uma comunicação sobre bandas filarmónicas e a sua relaçao com as politicas culturais, na comunicação intitulada “A sociological perspective on the relationship between musical life and cultural policy: the case of wind bands”, apresentada no primeiro dia de cnferência, após a sessão de abertura;
  2. Rubén López-Cano (Escola Superior de Música de Catalunya) e Úrsula San Cristóbal (Taller de músics de Escuela Superior de Estudios Musicales) apresentaram uma comunicação intitulada “Some frequent methodological problems in artistic research projects and some strategies to manage them” no auditório do CCCI no dia 7 de Dezembro, sobre alguns problemas metodológicos que a área da Investigação Artística ainda enfrenta na atualidade;

 

 

  1. Sílvia Martinez (Universidad Autonoma de Barcelona) apresentou a comunicação “Listening to voices, weaving networks: notes on feminism and popular music” que foi precedida por um pequeno concerto de Baishali Sarkar, investigadora e cantora Indiana.
  2. Ana Fávia Miguel (INET-md/Universidade de Aveiro) apresentou-nos o documentário “Kola San Jon” com que ganhou o “Intangible Heritage Documentation” no 6th Folk Music Film Festival, que decorreu no Nepal em 2016. Após isso, apresentou a comunicação “Ways of seeing and making the documentary Kola San Jon”.

 

Durante os três dias, os congressistas tiveram oportunidade de assistir a apresentações em diversos formatos, tais como comunicações, recitais-performance, posters, painéis e documentários. À semelhança das edições anteriores, os congressistas eram alunos de pós-graduação, ou seja, não havia doutorados entre eles. Os moderadores das mesas foram maioritariamnete alunos que haviam concluido o seu doutoramento nos últimos cinco anos. Salientam-se os momentos musicais que animaram este encontro, começando pelo concerto de apresentação do projeto “Paluí: Viagens por histórias sonoras que a lingua portuguesa conta” da autoria de Helena Caspurro, José Geraldo, António Miguel e Pedro Carvalho de Almeida, que correu no primeiro dia de conferênica (dia 5). No dia 6 houve um concerto de eletroacústica onde se reproduziram e espacializaram obras dos alunos de doutoramento Túlio Augusto e Tiago Lestre e um concerto de Alfonso Bennetti (piano) e Jaroslav Mikus (violoncello). No dia 7, destacamos a mesa redonda, com caráter informal, dedicada à investigação artística, que teve como convidados Rubén López-Cano e Úrsula San Cristóbal. Esta discussão, moderada por Alfonso Bennetti, foi muito profícua e pertinente, segundo vários alunos presentes. O um ambiente de partilha de experiências e de aprendizagem mutual verificou-se em todos os momentos do encontro e facilitou o contacto entre os vários congressistas e entre os congressistas e os oradores convidados.

O presente livro é constituido por 24 artigos com base nas comunicações realizadas no âmbito do Post-ip ’17. A revisão foi levada a cabo pela Comissão Editorial e pelo Conselho Consultivo do Livro de Atas do Post-ip ’17. À semelhança do que ocorreu no evento, os artigos aqui presentes abordam temáticas muito diversas dos estudos em música e dança e, deste modo, este livro procura também ser um espelho do próprio evento. Os artigos encontram-se redigidos em português ou inglês e estão dispostos por ordem alfabética dos nomes dos autores.

A Comissão Editorial do Post-ip ’17 gostaria de agradecer aos membros do Conselho Consultivo pelo apoio na revisão dos artigos e também aos autores e participantes da conferência. Para além dos autores aqui publicados, muitos outros investigadores tomaram parte no Post-ip ’17 e foi graças a todos eles que este evento pôde continuar a afirmar-se como um encontro de âmbito internacional, de elevado nível académico e uma experiência gratificante. A todos eles, a Comissão Editorial endereça um agradecimento muito especial.

Aveiro, 12 de Setembro de 2019

A Comissão Editorial da Revista do 4º Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança

Amanda Carpenedo, Ana Margarida Cardoso, António Ventura, Julieta Silva e Mónica Chambel

Capa_Post-ip'17 Acts of Congress
Publicado
2019-09-25