Music, childhood, education
Different spaces, shared paths
Resumo
As conexões entre música, infância, e educação são múltiplas. O programa deste painel temático é composto por sete apresentações que abrangem a diversidade. Partindo de um compromisso com a educação musical na e para a infância, apresentamos trabalhos brasileiros desenvolvidos em espaços com diferentes públicos e abordagens e objectivos específicos. Os locais de actuação e reflexão que consideramos são: a Universidade, nos seus cursos de formação de professores e em projectos de extensão, tais como grupos corais e instrumentais em que a colaboração ocorre com outras instituições e com a comunidade em geral; a escola primária, tanto como local de educação infantil quanto como espaço de estágio para educadores em formação; e aulas particulares de instrumentos para crianças. Como grupo, destacamos os seguintes aspectos: a concepção de que as crianças devem ser ouvidas e encorajadas a participar nos espaços de educação musical, e que os educadores têm a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento musical das crianças com materiais adequados, de forma eficaz e democrática; a importância da qualidade na formação de professores como factor decisivo para a melhoria do ensino básico; a centralidade das práticas criativas para promover a construção da autonomia e do domínio da música e a sua relação com outras linguagens artísticas.
Referências
XXXX. (2021). XXXX.
Schafer, M. (1984) Prologue: The Princess of the Stars [score]. Arcana Editions.
Direitos de Autor (c) 2023 Music for and by children

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.