A 1ª Conferência Internacional: “Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators” musichildren’17 foi realizada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2017. O musichildren’17 acolheu como oradores convidados duas personalidades distintas do meio académico e artístico internacional - o compositor Dai Fujikura (Royal College of Music) e a Professora doutora Jackie Wiggins (Oakland University).

O objetivo principal da conferência foi explorar diferentes aspetos da música para crianças e da música criada por crianças, contribuindo assim para a disseminação da investigação no campo da Composição Musical, Performance e Educação em Música. Durante a conferência foi possível observar diversas discussões na área e a partilha e o desenvolvimento de novas ideias. Este evento de três dias contou com participantes provenientes da América do Sul, América do Norte, Europa, Asia e Oceânia, que apresentaram os seus trabalhos em diferentes formatos tais como comunicações, performances, workshops e recital conferência.

Music for and by children é uma revista de livre acesso que se propõe a divulgar anualmente investigação de docentes, compositores, músicos e outras pessoas que trabalhem música com e para crianças. Pretende-se estimular no plano nacional e internacional a divulgação, a reflexão e o diálogo sobre esta temática.

A revista Music for and by children encoraja a submissão de artigos preferencialmente em inglês mas também aceita artigos em português, com enfoque na investigação e práticas artísticas sobre criação, pedagogia e performance musical com e para crianças/jovens. Esta temática abrange um campo largo de práticas e investigações, entre as quais destacam-se a composição, a improvisação, contextos de criação e performance musical inclusivos, práticas históricas, tradições, pedagogias, processos de criação em grupo e individuais, a música na escola ou, por exemplo, relações entre compositores, performers e crianças.

O tipo de documentos aceites para publicação na revista Music for and by children são: artigos científicos, recensão crítica de livros, revisões críticas, entrevistas e partituras. Os artigos submetidos serão avaliados por dois revisores pertencentes à comissão científica, constituída por investigadores/artistas doutorados nas várias áreas acima descritas, através de um processo de revisão cega.