Instrumentarium XX1: Experimental Instruments for the Development of Musical Creativity
Resumo
As abordagens contemporâneas à educação musical devem acompanhar as mudanças na sociedade e representar um grande desafio para os educadores. As necessidades actuais exigem que as escolas avancem para posições abertas e holísticas, incorporando abordagens muito afastadas das visões clássicas, nas quais a música tonal, a notação convencional e os instrumentos tradicionais são predominantes.
Os principais quadros de referência são: 1) Teoria do Cognição Incorporada ou Cognição Incorporada (o foco é a manipulação a partir da experiência corporal); 2) Música Baseada no Som (o ponto de partida é o som como matéria-prima a ser manipulada e transformada, expandindo assim a paleta sonora para territórios abertos a novas dimensões, para além do tonal); 3) Design Universal (aplicado à música, garante o design de materiais inclusivos sem limitações de acesso); e 4) O instrumento Baschet (em relação aos sistemas de activação e geração de som: tipos de osciladores, processos de activação, formas de radiação e amplificação, e sistemas de articulação e modulação de alcance).
Antes da concepção e construção do instrumentarium, foi realizado um processo duplo: a) foi realizado um inquérito com professores espanhóis activos do ensino pré-escolar, primário e secundário para conhecer as práticas musicais que desenvolvem nas suas salas de aula; e b) foi realizado um grupo de discussão com especialistas para definir as características musicais gerais do Instrumentarium XX1. Um grupo formado por investigadores de diferentes áreas relacionadas com a música (Educadores, Músicos, Artistas Sonoros e Designers) com extensa experiência académica e profissional em educação musical e com experiência em luteraria.
Referências
Beghetto, R. A., & Kaufman, J. C. (2014). Classroom contexts for creativity. High ability studies, 25(1), 53-69.
Coss, Roger G. "Creative thinking in music: Student-centered strategies for implementing exploration into the music classroom." General Music Today 33.1 (2019): 29-37.
Craft, A. (2001). An analysis of research and literature on creativity in education. Qualifications and Curriculum Authority, 51(2), 1-37.
Gibson, H. (2005). What creativity isn't: The presumptions of instrumental and individual justifications for creativity in education. British journal of educational studies, 53(2), 148-167.
Direitos de Autor (c) 2023 Music for and by children

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.