Artistas visitam a escola: uma acção educativa através da criação musical contemporânea numa Escola de Acção Educativa Singular.

Palavras-chave: Criatividade musical, Aglaya Play, abordagem multidisciplinar, Residências artísticas, Soundscapes, consciência acústica.

Resumo

As escolas de Acção Educativa Singular (em espanhol CAES) acolhem uma diversidade de crianças de diferentes origens que normalmente pertencem a famílias e bairros pobres classificados como grupos particularmente desfavorecidos. Neste contexto particular, apresentamos uma experiência educacional que visa trazer a criação sonora contemporânea para a sala de aula através da participação de artistas em residência.

Biografias do Autor

Mª Elena Riaño, Universidad de Cantabria

María Elena Riaño é doutorada em educação (Universidad Pública del País Vasco) e licenciada em música (Real Conservatorio Superior de Música, Madrid). Actualmente, trabalha como professora associada na Universidad de Cantabria. A sua investigação está ligada à criatividade musical, educação artística, projectos interdisciplinares e à música contemporânea e tecnologias digitais.

Jesús Tejada, Institut de Creativitat i Innovations Educatives Universitat de València

Jesús Tejada tem um doutoramento em métodos de investigação e diagnóstico em educação (Universidade de Sevilla) e um doutoramento em ciências humanas (Universidade de La Rioja). Actualmente, trabalha como docente sénior e investigador no Instituto de Criatividade e Inovações Educativas da Universidad de Valencia, Espanha.

Referências

Murillo, A., Riaño, M, E & Berbel, N. (2019). El aula como caja de resonancia para la creación sonora: nuevas arquitecturas y herramientas tecnológicas para acercar el arte sonoro al ámbito educativo. Revista Electrónica de LEEME, 43, 1-18. doi: 10.7203/LEEME.43.14007
Murillo, A., Riaño, Mª E., Tejada, J. (2021). Aglaya Play: Designing a Software solutions four group compositions in the music Classroom. Journal of Music, Technology & Education, Volume 13, Numbers 2-3, pp- 239-261. https://doi.org/10.1386/jmte_00025_1
Schafer, R. M. (1969). The New Soundscape: A Handbook for the Modern Music Teacher.
Berandol Music.
Publicado
2023-07-11