Artistas visitam a escola: uma acção educativa através da criação musical contemporânea numa Escola de Acção Educativa Singular.
Palavras-chave:
Criatividade musical, Aglaya Play, abordagem multidisciplinar, Residências artísticas, Soundscapes, consciência acústica.
Resumo
As escolas de Acção Educativa Singular (em espanhol CAES) acolhem uma diversidade de crianças de diferentes origens que normalmente pertencem a famílias e bairros pobres classificados como grupos particularmente desfavorecidos. Neste contexto particular, apresentamos uma experiência educacional que visa trazer a criação sonora contemporânea para a sala de aula através da participação de artistas em residência.
Referências
Murillo, A., Riaño, M, E & Berbel, N. (2019). El aula como caja de resonancia para la creación sonora: nuevas arquitecturas y herramientas tecnológicas para acercar el arte sonoro al ámbito educativo. Revista Electrónica de LEEME, 43, 1-18. doi: 10.7203/LEEME.43.14007
Murillo, A., Riaño, Mª E., Tejada, J. (2021). Aglaya Play: Designing a Software solutions four group compositions in the music Classroom. Journal of Music, Technology & Education, Volume 13, Numbers 2-3, pp- 239-261. https://doi.org/10.1386/jmte_00025_1
Schafer, R. M. (1969). The New Soundscape: A Handbook for the Modern Music Teacher.
Berandol Music.
Murillo, A., Riaño, Mª E., Tejada, J. (2021). Aglaya Play: Designing a Software solutions four group compositions in the music Classroom. Journal of Music, Technology & Education, Volume 13, Numbers 2-3, pp- 239-261. https://doi.org/10.1386/jmte_00025_1
Schafer, R. M. (1969). The New Soundscape: A Handbook for the Modern Music Teacher.
Berandol Music.
Publicado
2023-07-11
Secção
Paper presentations
Direitos de Autor (c) 2023 Music for and by children

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.