A percepção dos estudantes sobre o uso de tecnologias no blended learning

  • João Mattar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Nathália Savione Machado Universidade Federal do Paraná

Resumo

O problema deste estudo é compreender quais tecnologias educacionais são utilizadas na implementação de disciplinas a distância ou semipresenciais em cursos presenciais. Seu objetivo geral é relatar como os estudantes percebem a utilização das tecnologias educacionais no blended learning. É um estudo de caso múltiplo. Utiliza a abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como corpus documentos institucionais, relatos da observação participante em seis disciplinas e as falas de setenta estudantes, coletadas por meio de um questionário semiestruturado e nove entrevistas. Para a análise de conteúdo, utilizou a metodologia proposta por Bardin. Os resultados apontam fragilidades no uso das ferramentas online. Destaca-se a necessidade do uso de outras mídias digitais para além de textos, videoaulas ou vídeos do YouTube. O uso de redes sociais, dispositivos móveis, jogos, MOOCs e plataformas adaptativas aparece de forma incipiente.

Publicado
2020-08-10
Secção
Artigos