Educação na terceira idade: contribuição das UTIs na qualidade de vida dos seus frequentadores

  • Agar Almeida
  • Laurinda Mendes
  • Lisneti Castro
Palavras-chave: education, active aging, quality of life, seniors

Resumo

Com o crescimento cada vez maior da população idosa, a criação das Universidades da Terceira Idade (UTIs) vieram proporcionar ao idoso novas oportunidades educativas. Neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso, de natureza qualitativa, procedeu-se à análise de três vídeos inseridos em blogues das UTIs, utilizando o software WebQDA. Procurou-se compreender a relevância que as atividades pedagógicas e culturais oferecidas pelas UTIs têm para a melhoria da qualidade de vida na voz dos seus alunos. Dos resultados obtidos salienta-se melhor qualidade de vida, aprendizagem de novas tecnologias e sentimento de bem-estar. Quanto ao convívio e interação estão diretamente relacionados com o bem- estar do idoso. No que se refere à qualidade de vida predominou manter-se ativo e a ocupação de tempos livres. Concluiu-se, assim que, de acordo com os resultados analisados neste estudo, as atividades desenvolvidas nas UTIs promovem a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Publicado
2019-03-01
Secção
Artigos