Educação CTS no projeto Ecorepórter da Energia

  • Elisabete Peixoto Universidade de Aveiro
  • Fábio Ribeiro Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Eco-schools program, Eco-reporter Project, energy

Resumo

Sendo a educação em Ciências com orientação CTS reconhecida, atualmente, pela comunidade internacional como uma linha de orientação educativa a seguir, por todas as potencialidades que apresenta, espera-se que a implementação de programas e/ou projetos de cariz científico de âmbito escolar sigam esta orientação. Nesta ótica, para a realização deste estudo, selecionou-se o projeto Eco-repórter da Energia do Programa Eco-escolas e analisaram-se vinte vídeos deste projeto segundo as caraterísticas CTS que apresentam. Deste modo, optou-se por uma metodologia qualitativa, onde a seleção e análise dos vídeos obedeceu a determinados critérios previamente definidos. Como forma de tratamento dos dados recorreu-se à análise de conteúdo com auxílio do software de análise de dados qualitativos WebQDA. Os resultados obtidos indicam que os vídeos analisados apresentam algumas caraterísticas CTS, sendo que a maioria apresenta apenas dois ou três indicadores CTS.

Publicado
2019-03-01
Secção
Artigos