PISA Portugal na blogosfera: fatores influenciadores dos resultados

  • Joaquim Pinto Universidade de Aveiro
Palavras-chave: PISA, Literacia, Políticas educativas, Ensino, Blogosfera

Resumo

Os resultados do desempenho dos estudantes portugueses no Programme for Internacional Student Assessment (PISA) têm sido alvo de inúmeras discussões na Blogosfera. O nosso interesse por estas discussões levaram-nos ao desenvolvimento do presente estudo, que teve por objetivo conhecer os fatores influenciadores dos resultados de Portugal nas edições do PISA, de 2000 a 2012, de acordo com posts e comentários de blogues. O referencial teórico englobou vários aspectos e evidências ligadas ao PISA, bem como uma breve contextualização do currículo em Portugal e da Blogosfera. O estudo foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo, tendo como fonte dos dados dez blogues portugueses. Os dados consistiram em trinta e cinco posts com respectivos comentários, num total de cento e dezoito. Foram analisados através da análise de conteúdo, com o apoio do programa de análise qualitativa WebQDA. Os resultados apontaram três fatores influenciadores do desempenho dos estudantes portugueses no PISA: Ensino, Amostragem e Retenção/Reprovação. Dentre os resultados no fator Ensino é de salientar as discussões em torno do impacto do ensino privado e público e das condições socioeconómicas das famílias/estudantes nos resultados do PISA, e das mudanças políticas em curso, com possíveis ameaças à qualidade do ensino. Os critérios da definição da população de estudantes e consequente seleção da amostra foi considerado pouco efetivo, devido às variações ao longo das edições, o que dificulta a comparação dos resultados do PISA. A Retenção/Reprovação foi considerada uma medida pedagógica pouco eficaz, com impacto negativo nos resultados do PISA. Estes resultados foram apoiados pela literatura. Com este estudo, esperamos contribuir para ampliar o conhecimento e criar novos espaços para futuras discussões e investigações na área.

Publicado
2019-03-01
Secção
Artigos