CINEMA E EDUCAÇÃO PARA OS VALORES: METODOLOGIA DE UM PROJETO A PARTIR DO FILME WONDER
Resumo
O presente estudo pretende analisar e demonstrar as potencialidades do Cinema nos domínios educativo e social, enquanto reflexo das transformações e problemáticas da sociedade contemporânea. O Cinema possibilita uma reflexão sobre temáticas que envolvem diferentes dimensões educativas, nomeadamente a missão da escola como espaço de construção de valores e de edificação de um perfil de aluno, que se pretendem cidadãos ativos, conscientes e participativos. Por outro lado, pode constituir-se enquanto estratégia dinâmica para a definição de projetos para a promoção dos valores na Escola, como a inclusão. Com este propósito, apresenta-se uma análise ao filme Wonder, de 2017 e baseada neste, uma proposta de intervenção pedagógica, em contexto escolar, junto de jovens do 3º ciclo de escolaridade, denominada Projeto “Pensar Diferente”.
Direitos de Autor (c) 2024 Joana Pisco Véstia da Silva, Luís Miguel Oliveira Barros Cardoso
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.