CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE MANEJO DE TRAUMATISMOS DENTÁRIOS

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA REVISTA CIENTÍFICA DENTAL TRAUMATOLOGY

Palavras-chave: Traumatismos dentários, Professores escolares, Odontologia, Conhecimento, Bibliometria

Resumo

Os traumatismos dentários representam um importante problema de saúde pública. Considerando que muitas dessas injúrias ocorrem em casa ou no ambiente escolar, o conhecimento por parte dos professores é imprescindível. Assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica sobre o conhecimento dos profissionais da educação básica e educação física sobre o manejo dos traumatismos dentários. Foi realizada uma busca sistemática na base de dados PubMed utilizando termos relacionados a professores, conhecimento e trauma dental, e publicados na revista científica Dental Traumatology. Os artigos foram importados para o EndNote X9 e os dados extraídos e analisados no Excel. Como resultado, 32 artigos foram avaliados, sendo a maior parte observacional (n=23; 72%). com maior quantitativo de artigos publicados do Brasil (n=9) e o maior número de publicações em 2009 (n=5). Apesar de grande importância, este tema ainda se apresenta pouco explorado, especialmente na principal revista científica de traumatologia dental.

Publicado
2024-06-25
Secção
Artigos