REVISÃO INTEGRATIVA DE PRÁTICAS PARA PROMOVER A FIDELIZAÇÃO DE ALUNOS
ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A escola exerce função social importante na formação das novas gerações. Seja ela pública ou privada, tem o dever de preparar os alunos para exercerem seus papéis como estudantes, cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na vida cultural e política, pois elas (escolas públicas e privadas) estão sob a mesma legislação educacional brasileira. No que diz respeito às escolas privadas, entende-se que diversos fatores podem influenciar o processo de escolha dos progenitores e responsáveis no momento de decidir onde seus dependentes irão estudar. Nesta realidade, os métodos adotados para captação de novos alunos são importantes, mas torna-se ainda maior a necessidade de manutenção dos alunos que já estudam na instituição, uma vez que a partir da fidelização desse público torna-se menor a necessidade de captação de novos alunos e a escola tem a oportunidade de completar seu objetivo formativo com os estudantes. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura em busca de estudos que abordem o tema proposto, e para isso foram acessadas as bases de dados Periódicos Capes, Scielo e Education Resources Information Center (ERIC), utilizando método integrado com os seguintes descritores: Qualidade da Educação, Educação Básica, Educação Privada, Gestão de Permanência e Evasão, no período de 2014 a 2023, nos idiomas: inglês, português e espanhol. Na coleta de dados foram encontrados 237 artigos, sendo 7 utilizados para análise qualitativa. Conclui-se que os estudos na temática são diversos, especialmente no que diz respeito à preocupação com a evasão escolar e qualidade do ensino.
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