COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM E DE PRÁTICA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM POR PARES
UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Resumo
As Comunidades de Prática ocorrem de diversas formas, podendo englobar categorias como a aprendizagem e mentoria e tutoria por pares. Em uma abordagem teórica sobre Comunidades de Prática e Aprendizagem por pares observa -se a importância de aplicação no processo de ensino e aprendizagem, bem como uma certa proximidade entre essas abordagens, dado que ambas se materializam na “prática” onde há partilha de informações, experiências e materiais e uso de estratégias de mentoria para facilitação da aprendizagem. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo quantificar e examinar as publicações científicas sobre a interconexão entre Comunidade de Prática e Aprendizagem por pares e seus diversos contextos de aplicações. Para isso, adotou-se como metodologia a revisão bibliométrica, por meio da qual realizou-se uma busca nas bases de dados da Scopus e Web of Science, a partir de critérios de inclusão estabelecidos para o estudo. Foram descritas as quantidades de documentos encontrados no período entre 2015 e 2021; as áreas relacionadas aos temas; os autores com maior número de publicações e citações e uma análise das palavras-chave mais utilizadas. Os principais resultados sobre a interconexão dos temas apontam uma predominância de publicações nas áreas de Educação e Ciências Sociais e um aumento constante de citações e publicações até o ano de 2020. O estudo revela ainda que os termos peer learning e Communities of practice são os que mais aparecem como palavras-chave e os contextos de aplicações são relativos ao desenvolvimento profissional e ensino superior.
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