O AUTOCONTROLE INFANTIL
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
A presente revisão integrativa tem como objetivo examinar a literatura disponível nos últimos 5 anos sobre o desenvolvimento da habilidade de autocontrole em crianças, buscando identificar os principais benefícios e desafios relacionados a essa atividade. foram realizadas as pesquisas nas bases científicas: SCIELO, CAPES PERIÓDICOS, GOOGLE ACADÊMICO, ERIC, REDALYC. Foi utilizada a metodologia PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). O descritor “autocontrole infantil” ou “Self-Control in Children” focado em crianças pequenas foi aplicado nas seis bases de dados e a partir dos critérios de inclusão/exclusão e elegibilidade foram selecionados 11 artigos para a análise. Na literatura disponível nos últimos cinco anos sobre o autocontrole infantil percebeu-se que o termo é citado com outros correlatos por alguns autores, como autorregulação, entre outros, no entanto, na percepção destes registros, os autores os usaram como sinônimo. Foi identificado que o autocontrole é um importante fator na redução de condutas de risco, vícios, evasão escolar e violência. Somado a isso, outro elemento destacado nos artigos foram os fatores pessoais positivos que o autocontrole provê sobre as emoções, uma vez que ajuda a manter relações positivas permitindo conter reações potencialmente agressivas, especialmente em situações mais desafiadoras. Foram apresentadas lacunas quanto à formação do autocontrole em crianças, com lacunas na literatura sobre esse tema.
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