AVALIAÇÃO FORMATIVA E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
A autorregulação da aprendizagem consiste em um processo amplo e complexo, pois é por meio dele que o estudante é capaz de orientar, monitorar e despertar a própria aprendizagem, tornando-se o protagonista do processo. O objetivo do presente estudo é direcionar uma revisão integrativa da literatura sobre a autorregulação da aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, foram acessadas as seguintes bases de dados: ERIC, Periódicos CAPES e SCIELO, utilizando o descritor: “Autorregulação da aprendizagem”, foram utilizados filtros delimitando o período de 2018 a 2023. A partir da pesquisa nas bases de dados, foram encontrados 123 estudos, que passaram por um processo de triagem, restando 4 que foram incluídos no presente estudo. Este estudo proporcionou uma visão mais aprofundada sobre como uma relação sólida entre família e escola interfere no fortalecimento da autonomia dos estudantes, tornando-os capazes de criar e monitorar suas estratégias de autorregulação da aprendizagem. Ao capacitar os estudantes a se tornarem protagonistas de sua própria aprendizagem, abre-se caminho para um desenvolvimento acadêmico mais significativo. Além disso, evidenciou que os docentes devem estimular a autorreflexão e autoavaliação nos estudantes, para que estes avaliem seus próprios resultados e a partir deles, desenvolvam estratégias autorregulatórias.
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