NARRATIVAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Palavras-chave: Narrativas digitais, Educação básica, Tecnologias digitais, Escola

Resumo

No mundo contemporâneo, marcado por inúmeros avanços tecnológicos e digitais, o papel da educação cada dia se torna mais crucial e desafiador. Surge então a necessidade de explorar e aproveitar as possibilidades oferecidas pelas narrativas digitais como meio para a construção de uma aprendizagem onde o aluno é agente ativo construindo sua aprendizagem com base nas suas próprias experiências incorporando elementos de multimídia. Diante disso o presente estudo buscou uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão integrativa de estudos desenvolvidos em diversos países aplicando as narrativas digitais como metodologia ativa na construção do conhecimento nas mais diversas situações. Para tanto foram utilizadas as seguintes bases de dados:  Scientific Electronic Library Online (SciELO); Periódicos Capes e Education Resources Information Center (ERIC) utilizando os descritores “digital storytelling, education and Scholl” optando por produções de acesso aberto e periódicos revisados no idioma inglês. Foi utilizada a metodologia PRISMA® para a revisão integrativa. A partir da coleta de dados foram emcontrados 116 artigos e após os critérios de exclusão foram incluidos 07 para análise qualitativa. Os resultados apontam que o uso das narrativas digitais aprimoram habilidades acadêmicas além de fomentar uma experiência de aprendizado mais envolvente, colaborativa e adaptável.

Publicado
2024-04-07
Secção
Artigos