DEPENDÊNCIA DIGITAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PESQUISAS LONGITUDINAIS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Dependência Digital, Adolescência, Educação básica, Pesquisa longitudinal

Resumo

O fácil acesso ao universo digital é uma realidade cada vez mais comum em todo o mundo. Tanto benefícios quanto efeitos nocivos têm sido alvo de inúmeras pesquisas, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes em período escolar. Os dispositivos digitais podem ser fonte de informação ou distração contribuindo para avanços e retrocessos na educação, a depender de seu uso. Assim, o principal objetivo desse estudo foi conduzir uma revisão sistemática da literatura em busca de pesquisas que abordem os efeitos da dependência digital em crianças e adolescentes. Diante de tantas críticas aos modelos de pesquisa de dependência digital, procurou-se focar nos estudos longitudinais. A presente pesquisa baseou-se na metodologia PRISMA, o que proporcionou uma abordagem criteriosa na análise da literatura recente sobre o assunto. Buscou-se nas principais bases de dados: CAPES, SCIELO e ERIC por artigos do período de 2019 a 2023. Dos 3.697 artigos identificados a princípio, após exclusões iniciais, 119 foram designados para leitura completa, sendo que 15 deles foram submetidos a uma análise qualitativa mais aprofundada, por se tratarem de pesquisas longitudinais. Os resultados sugerem que, mesmo com poucas pesquisas longitudinais sobre a dependência digital de crianças e adolescentes, seus efeitos no campo emocional, relacional, obesidade mórbida, qualidade de sono e capacidade cognitiva são evidentes.

Publicado
2024-04-30
Secção
Artigos