A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

UM ESTUDO VOLTADO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TRÊS UNIVERSIDADES DISTRIBUÍDAS POR ANGOLA, BRASIL E PORTUGAL

Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação Inicial de Professores, Angola, Brasil, Portugal

Resumo

Este estudo procurou descrever qual a importância atribuída às questões da educação ambiental na formação inicial de professores, analisando os planos de estudos de cursos de formação de professores de três universidades, distribuídas por Angola, Brasil e Portugal. Para tal, evidenciou-se demonstrar como a problemática da educação ambiental é tratada nos cursos de formação inicial de professores com base nos atos normativos legislativos da educação e de formação que orientam os planos de estudos de universidades situadas nesses três países. Os resultados destacam que a política educacional e planos de educação orientam a educação para a sustentabilidade e a educação ambiental. Além disso, pode ser salientada uma das ações prioritárias, a de capacitar os alunos e também os profissionais e educadores com conhecimentos, competências , valores e atitudes necessárias para a transição em direção à sustentabilidade. Neste ponto, cabe à Educação o papel de despertar essas consciências individuais e coletivas, formando e orientando os indivíduos para alterarem as suas atitudes e comportamentos em prol do ambiente e da sustentabilidade.

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Publicado
2024-06-24
Secção
Artigos