APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES:
ANÁLISE DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM PRODUÇÕES ACADÉMICAS EM PORTUGAL
Resumo
Em um mundo em constante transformação, é crucial que os indivíduos desenvolvam um conjunto de competências para se adaptarem à sociedade. Os estudos indicam que as competências socioemocionais são indicativas de resultados positivos em termos cognitivos, académicos e pessoais. Neste âmbito, é importante investigar como a aprendizagem socioemocional pode ser integrada de maneira significativa nas experiências educativas. O presente estudo buscou responder à seguinte questão: “Quais metodologias têm sido utilizadas em dissertações de mestrado e teses de doutoramento no âmbito da aprendizagem socioemocional de alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo do ensino básico português? Em um estudo de cariz exploratório, qualitativo e descritivo, procedeu-se a recolha de dados nos repositórios das instituições do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, em documentos publicados entre 2018 e 2023, focando-se nas metodologias utilizadas em investigações no contexto educativo. O corpus amostral foi composto por 23 documentos, e com base na análise de conteúdo verificou-se que os estudos foram desenvolvidos maioritariamente na área da Psicologia, apenas três estudos explicitaram o paradigma das investigações e há quase uma equidade entre estudos de natureza quantitativa e qualitativa. Além disso, o design mais utilizado é o quasi-experimental, utilizando métodos diretos para recolha de dados, com estudos focados maioritariamente no 1º ciclo do ensino básico, em contexto de educação formal. Destaca-se que o presente estudo contribui para o planeamento de futuras investigações na área da aprendizagem socioemocional, ao descrever um panorama das metodologias utilizadas em produções acadêmicas em Portugal nos últimos seis anos.
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