EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCOMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Educação Básica, Educomunicação, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa sobre a importância da aplicação da abordagem educomunicativa na prática docente nas séries iniciais da educação básica. Para tanto, objetiva-se: explorar a literatura existente sobre a abordagem educomunicativa, a fim de identificar as características e potencialidades da abordagem educomunicativa; identificar os desafios da implementação da educomunicação na prática pedagógica nas séries iniciais e verificar propostas de práticas educomunicativas disponíveis na mídia. Para a realização desta pesquisa seguiu-se a abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico, com revisão integrativa, que permite um olhar focado do tema e uma compreensão mais aprofundada do conteúdo em estudo. Os resultados da pesquisa apresentaram que a abordagem educomunicativa instrumentaliza o professor para extrapolar o uso de equipamentos tecnológicos e realizar um trabalho interativo e dialógico em sua sala de aula, além do desenvolvimento do protagonismo do aluno pela elaboração e construção de objetos verbais ou escritos. Os desafios do professor consistem na dificuldade em fazer uso dos equipamentos e de desenvolver o protagonismo do aluno e, as práticas educomunicativas são essenciais para a transpor esse último desafio.

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Publicado
2024-03-12
Secção
Artigos