CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Palavras-chave: Formação de Professores, Tecnologias, Inclusão

Resumo

O presente estudo analisou artigos sobre a formação de professores para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma a tornar a sua sala de aula mais inclusiva. A pesquisa foi efetuada na base de dados Scopus e foram utilizados os seguintes termos “teachers training"; "technologies" e “inclusion” para a filtragem. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi constituída de 12 artigos, no intervalo de 2018 a 2022, na qual foi efetuada uma revisão de literatura sobre os mesmos. A partir dos trabalhos, foi possível perceber que existem desafios e potencialidades em relação à utilização das TICs na escola, de maneira a incluir digitalmente os alunos e facilitar a aprendizagem. Dentre os desafios, destacam-se: a necessidade de formação dos professores em TICs adaptadas às demandas e às necessidades de aprendizagem e participação dos alunos, buscando uma adequação da tecnologia com a prática pedagógica; e por último a necessidade de formação dos professores para alcançar a competência digital. Já em relação às potencialidades apresentadas nas pesquisas, viu-se na formação dos professores, inicial ou contínua, um caminho para integrar as TICs na prática pedagógica de forma inclusiva.

Biografias do Autor

Natalia Caroliny da Silva Dias

Doutoranda em Educação, Universidade de Aveiro, Portugal

Angela Deyva Gomes da Silva

Doutoranda em Educação, Universidade de Aveiro, Portugal

Juniele Paulina dos Santos

Doutoranda em Educação, Universidade de Aveiro, Portugal

Nicole Andreia Correia Soares Graça

Doutoranda em Educação, Universidade de Aveiro, Portugal

Referências

Adams Becker, S., Cummins, M., Davis, A., Freeman, A., Hall Giesinger, C., y Ananthanarayanan, V. (2017). NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. New Media Consortium.

Apolo, D., Melo, M., Solano, J., & Aliaga, F. (2020). Pending Issues from Digital Inclusion in Ecuador: Challenges for Public Policies, Programs and Projects Developed and ICT-Mediated Teacher Training. Digital Education Review, 37, 130-153.

Araújo, A. C. de et al. (2021). Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte [online]. 43. https://doi.org/10.1590/rbce.43.e002521.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo (1th.). Lisboa:Edições 70.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação — Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. (Trabalho original publicado em 1991)

Carvalho, A. B., & Alves, T. P. (2018). Cultura digital e formação docente: o desenvolvimento de competências digitais para a sala de aula no contexto da sociedade em rede. Pesquisas e práticas formativas: diálogos sobre a formação docente. Recife: Editora UFPE.

Carvalho, C. E. O., Habowski, A. C., & Conte, E. (2019). A inclusão digital de crianças com múltiplas deficiências na escola. Revista Linhas, 20(42), 153-176.

Cabero-Almenara, J., Fernández-Batanero, J. M., y Córdoba, M. (2016). Conocimiento de las TIC Aplicadas a las Personas con Discapacidades. Construcción de un Instrumento de Diagnóstico. Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación, 8(17), 157-176.

Celestino Gutiérrez, A., Echegaray Legarreta, O., y Guenaga Garai, G. (2003). Integración de las TIC en la Educación Superior. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (21), 21-28.

Comisión Europea. (2012). Un nuevo concepto de educación: invertir en las competencias para lograr mejores resultados socioeconómicos. Publications Office of the European Union.

Cruz-Cunha, M. M., Reis, M. G. A. D., Peres, E., Varajão, J., Bessa, M., Magalhães, L., ... & Barreira, J. (2010). Realidade Aumentada e Ubiquidade na Educação. Rev. Iberoam. de Tecnol. del Aprendiz., 5(4), 167-174.

Fernández, A. H. (2020). Relation of the ict with neuroeducation, inclusion, pluriculturality and environmental education through a confirmatory factorial analysis study. Texto Livre, 13(3), 262–277.

Fernández, A. H., & Camargo, C. de B. (2021). SEM model for technological, ecological and inclusive teacher training in times of pandemic. Texto Livre, 14(2), e33640.

Fernández- Batanero, J. M. (2020). TIC y discapacidad: investigación e innovación educativa. Octaedro.

Fernández-Batanero, J. M., Montenegro-Rueda, M., Fernández-Cerero, J., & García-Martínez, I. (2022). Digital competences for teacher professional development. Systematic review. European Journal of Teacher Education, 45(4), 513–531.

García-Martínez, J. A., Rosa-Napal, F. C., Romero-Tabeayo, I., López-Calvo, S., & Fuentes-Abeledo, E. J. (2020). Digital tools and personal learning environments: An analysis in higher education. Sustainability, 12(19), 8180.

Kurt, A. A., Colak, C., Donmez, P., Filiz, O., Turkan, F., y Odabasi, H. F. (2016). Opportunities for students with disabilities in higher education institutions in Turkey: Where is ICT? International Journal of Special Education, 31(1), 104–113.

Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA.

Mendes, A., Santos, D., Machado, G., & Cardozo, P. R. (2020). O uso das TIC’s no contexto educacional da inclusão escolar. Revista Intersaberes, 15(35), 559–572.

Medina, N. S.; Lópe, M. A. A; Britto, J. C. C. (2022). Pedagogía Terapéutica y uso de las TIC. Un análisis de segmentación en Castilla-La Mancha. Revista fuentes, 24(1), 54-64. https://doi.org/10.12795/revistafuentes.2022.18417

O’Sullivan, K., McGrane, A., Long, S., Marshall, K., & Maclachlan, M. (2021). Using a systems thinking approach to understand teachers perceptions and use of assistive technology in the republic of Ireland. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 1-9.

Ortega-Sánchez, D., & Jiménez-Eguizábal, A. (2019). Project-based learning through information and communications technology and the curricular inclusion of social problems relevant to the initial training of infant school teachers. Sustainability (Switzerland), 11(22).

Ortiz-Jiménez, L., Figueredo-Canosa, V., Castellary López, M., & López Berlanga, M. C. (2020). Teachers’ perceptions of the use of ICTs in the educational response to students with disabilities. Sustainability, 12(22), 9446.

Sánchez, R. L. I., Encinas, I. D., Arce, J. A. Z., y Verdugo, A. I. D. C. (2019, October). The Inclusion of Students from high Level Education with Disabilities through ICT’s. In 2019 International Conference on Inclusive Technologies and Education (CONTIE) (pp. 160-1603). IEEE.

Silva, K. K. A. da, & Behar, P. A. (2019). Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação Em Revista, 35(e209940). https://doi.org/10.1590/0102-4698209940

Uerz, D., Volman, M., y Kral, M. (2018). Teacher educators’ competences in fostering student teachers’ proficiency in teaching and learning with technology: An overview of relevant research literature. Teaching and Teacher Education, 70, 12- 23. https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.11.005

Unesco. (2017). La UNESCO avanza la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible.
Publicado
2024-03-21
Secção
Artigos