CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO
DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Resumo
O presente estudo analisou artigos sobre a formação de professores para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma a tornar a sua sala de aula mais inclusiva. A pesquisa foi efetuada na base de dados Scopus e foram utilizados os seguintes termos “teachers training"; "technologies" e “inclusion” para a filtragem. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi constituída de 12 artigos, no intervalo de 2018 a 2022, na qual foi efetuada uma revisão de literatura sobre os mesmos. A partir dos trabalhos, foi possível perceber que existem desafios e potencialidades em relação à utilização das TICs na escola, de maneira a incluir digitalmente os alunos e facilitar a aprendizagem. Dentre os desafios, destacam-se: a necessidade de formação dos professores em TICs adaptadas às demandas e às necessidades de aprendizagem e participação dos alunos, buscando uma adequação da tecnologia com a prática pedagógica; e por último a necessidade de formação dos professores para alcançar a competência digital. Já em relação às potencialidades apresentadas nas pesquisas, viu-se na formação dos professores, inicial ou contínua, um caminho para integrar as TICs na prática pedagógica de forma inclusiva.
Direitos de Autor (c) 2024 Natalia Caroliny da Silva Dias, Angela Deyva Gomes da Silva, Juniele Paulina dos Santos, Nicole Andreia Correia Soares Graça

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