A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Arco de Maguerez, Educação Básica, Metodologia da Problematização, Revisão integrativa.

Resumo

A revisão integrativa abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ambiente escolar, concentrando-se na Educação Básica. A Metodologia da Problematização, fundamentada no Arco de Maguerez e reinterpretada por Neuzi Berbel, emerge como estratégia educacional promissora, estimulando a interação real dos alunos com a sociedade e desenvolvendo autonomia. O estudo destacou a escassa presença de estudos da Metodologia da Problematização na Educação Básica, apesar de sua predominância em cursos de saúde no Ensino Superior. A revisão aplicou a metodologia PRISMA e a questão PICO, identificando 101 artigos, dos quais 25 foram analisados qualitativamente e apenas 07 atenderam aos critérios de pesquisa, para a revisão integrativa. Os estudos, predominantemente concentrados no sul do Brasil, abordaram tanto docentes quanto discentes, com foco em áreas temáticas relevantes como saúde, drogas e sexualidade. O estudo de Peres et al. (2018) foi destacado pela comparação entre Metodologia da Problematização e aula expositiva tradicional, evidenciando o melhor desempenho dos alunos sob a Metodologia da Problematização. Conclui-se que, embora haja uma crescente valorização da Metodologia da Problematização, são necessárias mais pesquisas para preencher lacunas e aprofundar o entendimento sobre sua aplicação efetiva na Educação Básica, incentivando os docentes a utilizarem essa metodologia em suas aulas frequentemente.

Biografias do Autor

Aline Gonçalves Almeida

Mestranda em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp); especialista em Alfabetização e Letramento e Neuroaprendizagem pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI); e graduada em Pedagogia pela Universidade Alto Vale Rio do Peixe (UNIARP).
Com experiência na educação básica, tendo atuado como docente na Educação Infantil e Séries Iniciais, além de atuar como Diretora Educacional Municipal (2012-2013) e como Secretária Municipal de Educação (2029) na Secretaria Municipal de Educação de Calmon-SC. Atuou com coordenação pedagógica (2021-2022), onde atualmente (2023) exerce a função de Diretora Acadêmica no Colégio Adventista de Blumenau-SC. 
Em seu Mestrado, tem desenvolvido pesquisa na área de Metodologias Ativas com ênfase na Metodologia da Problematização.

Betania Jacob Stange Lopes

Doutora em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); especialista em supervisão escolar pelo Centro Universitário Adventista São Paulo (Unasp); e graduada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letra de Mandaguari (Fafiman). Tem experiência na educação básica, com ênfase em coordenação pedagógica de unidades educativas da Rede Adventista de Educação no Brasil (1982-2006), docência e coordenação em cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo desde 2007. Nessa mesma instituição, no campus de Engenheiro Coelho, foi coordenadora do curso de pedagogia (2007-2017), assessora pedagógica do ensino superior (2017 e 2018) e,Ensino colaborativo atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação. Tem desenvolvido pesquisas nos seguintes temas: metodologias ativas, desenvolvimento profissional docente, avaliação formativa e educação inclusiva.

Publicado
2024-10-04