A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
A revisão integrativa abordou a utilização da Metodologia da Problematização no ambiente escolar, concentrando-se na Educação Básica. A Metodologia da Problematização, fundamentada no Arco de Maguerez e reinterpretada por Neuzi Berbel, emerge como estratégia educacional promissora, estimulando a interação real dos alunos com a sociedade e desenvolvendo autonomia. O estudo destacou a escassa presença de estudos da Metodologia da Problematização na Educação Básica, apesar de sua predominância em cursos de saúde no Ensino Superior. A revisão aplicou a metodologia PRISMA e a questão PICO, identificando 101 artigos, dos quais 25 foram analisados qualitativamente e apenas 07 atenderam aos critérios de pesquisa, para a revisão integrativa. Os estudos, predominantemente concentrados no sul do Brasil, abordaram tanto docentes quanto discentes, com foco em áreas temáticas relevantes como saúde, drogas e sexualidade. O estudo de Peres et al. (2018) foi destacado pela comparação entre Metodologia da Problematização e aula expositiva tradicional, evidenciando o melhor desempenho dos alunos sob a Metodologia da Problematização. Conclui-se que, embora haja uma crescente valorização da Metodologia da Problematização, são necessárias mais pesquisas para preencher lacunas e aprofundar o entendimento sobre sua aplicação efetiva na Educação Básica, incentivando os docentes a utilizarem essa metodologia em suas aulas frequentemente.
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