FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Vivemos em uma era digital e os professores desempenham um papel essencial na preparação dos alunos para o mundo digital. Desenvolver competências digitais permite aos professores ensinar eficazmente utilizando ferramentas tecnológicas, preparando os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI. Desse modo, o principal objetivo desse estudo foi conduzir uma revisão sistemática da literatura para encontrar estudos que abordem a formação dos professores para o desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas, preferencialmente professores da Educação Básica. A condução dessa pesquisa baseando-se na metodologia PRISMA, proporcionou uma abordagem rigorosa e abrangente na análise da literatura existente sobre o assunto. A busca ocorreu nas bases de dados CAPES, SCIELO e ERIC do período de 2019 a 2023. Foram selecionados estudos publicados em inglês, português ou espanhol. Dos 162 artigos inicialmente identificados, após exclusões iniciais, 51 foram designados para leitura completa, sendo que 16 deles foram submetidos a uma análise qualitativa mais aprofundada. Os resultados evidenciam que as pesquisas abordam uma variedade de temas, desde a autoavaliação dos professores até fatores influenciadores, como idade, sexo e nível educacional. Essas variáveis revelam a complexidade do cenário, destacando a necessidade de abordagens personalizadas e programas de formação que considerem as especificidades de cada grupo. Desse modo, esse estudo poderá contribuir para a compreensão aprofundada do tema, servindo como base para iniciativas práticas que visam promover uma educação de qualidade na era digital.
Direitos de Autor (c) 2024 Denis dos Santos Silva, Betania Jacob Stange Lopes
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.