UMA HISTÓRIA DA DIDÁTICA EM INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
UMA REVISÃO DE LITERATURA (1990-2022)
Resumo
Neste artigo são apresentados resultados de investigações que vêm sendo desenvolvidas a respeito da história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011), buscando compreendê-la tanto como campo de saber, quanto como corpo de saberes ou disciplina sobre o como fazer docente que constituem-se em constructos histórico-culturais, em espaço e tempo concretos, determinados por sujeitos igualmente concretos e com intencionalidades forjadas coletivamente. Essa formulação encontrou respaldo em Chervel (1990), Goodson (1995;1997; 2001), Bittencourt (2003), Pessanha (2003) e Saviani (2006). Assim, o objetivo deste artigo foi compreender aportes teórico-metodológicos, segundo a comunidade acadêmico-científica brasileira, ou seja, mediante uma revisão da literatura de textos disponíveis em acervos físicos e virtuais e nas bases de dados online vinculadas aos centros de pesquisa consultados, para as investigações sobre uma história e para uma história da Didática e como corpo de saberes ou disciplina escolar e acadêmica em instituições de formação de professores no Brasil. Considerou-se, ao final, que os elementos e exigências teórico-metodológicos situam as investigações, tanto em Didática quanto em História das disciplinas escolares e acadêmicas, portanto, também situam os/as seus e suas pesquisadores/as num “lugar” comum, no campo científico – o da pesquisa, e no cotidiano das instituições educativas, em toda a sua diversidade de sujeitos, saberes e relações que o constituem.
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