EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: O QUE DIZ A LITERATURA?

  • Thaynara Rodrigues Primo Centro Universitário Luterano Palmas (CEULP)
  • Jussara Dias Queiroz Brito Centro Universitário Luterano Palmas (CEULP)
  • Anselmo Cordeiro Souza Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE) https://orcid.org/0000-0002-0156-716X
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) https://orcid.org/0000-0002-8137-3962
Palavras-chave: Práticas colaborativas, Atenção Básica em Saúde, Formação Profissional

Resumo

O trabalho objetivou identificar contribuições sobre a educação interprofissional e práticas colaborativas em saúde na última década por meio de uma revisão narrativa da literatura, com corpus de 59 materiais técnicos e/ou científicos. A pesquisa se deu nas bases de dados Lilacs, Capes, SciELO, Banco de Dados em Enfermagem e MEDLINE®, considerando textos gratuitos pertinentes ao tema em português publicados de 2010 a 2020. A formação de profissionais para o trabalho com práticas colaborativas constou como principal desafio nas pesquisas (42; 30%), bem como foram apresentados os principais beneficios e desafios para formação e prática no contexto da educação interprofissional. O estudo conclui que a educação interprofissional e as práticas colaborativas resultam em qualidade profissional em saúde. Porém, nas publicações consultadas ficou evidente lacunas que apontam no horizonte espaço para contribuições que busquem caminhos e articulações que deem conta dos agigantados desafios profissionais na formação e espaço de trabalho na saúde.

Biografias do Autor

Thaynara Rodrigues Primo, Centro Universitário Luterano Palmas (CEULP)

Enfermeira pelo Centro Universitário Luterano Palmas (CEULP), Palmas, TO, Brasil.

Jussara Dias Queiroz Brito, Centro Universitário Luterano Palmas (CEULP)

Docente no Centro Universitário Luterano Palmas (CEULP), Palmas, TO, Brasil.

Anselmo Cordeiro Souza, Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE)

Docente na Escola de Saúde no Centro Universitário Adventista do Nordeste (UNIAENE), Cachoeira, BA, Brasil.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

Docente no Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado
2024-04-03
Secção
Artigos