EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: O QUE DIZ A LITERATURA?
Resumo
O trabalho objetivou identificar contribuições sobre a educação interprofissional e práticas colaborativas em saúde na última década por meio de uma revisão narrativa da literatura, com corpus de 59 materiais técnicos e/ou científicos. A pesquisa se deu nas bases de dados Lilacs, Capes, SciELO, Banco de Dados em Enfermagem e MEDLINE®, considerando textos gratuitos pertinentes ao tema em português publicados de 2010 a 2020. A formação de profissionais para o trabalho com práticas colaborativas constou como principal desafio nas pesquisas (42; 30%), bem como foram apresentados os principais beneficios e desafios para formação e prática no contexto da educação interprofissional. O estudo conclui que a educação interprofissional e as práticas colaborativas resultam em qualidade profissional em saúde. Porém, nas publicações consultadas ficou evidente lacunas que apontam no horizonte espaço para contribuições que busquem caminhos e articulações que deem conta dos agigantados desafios profissionais na formação e espaço de trabalho na saúde.
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