O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Resumo

 A inclusão escolar tem sido muito discutida no cenário brasileiro, o que possibilitou a ampliação de normativas legais e das políticas públicas alinhadas ao direito de todos os estudantes à educação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar à luz da revisão sistemática, o uso das tecnologias como ferramentas de apoio para pessoas com transtorno do espectro autista. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa Bibliométrica, por meio da qual se realizou uma busca na base de dados Web Of Science com os seguintes termos "technologies" and “autistic spectrum disorder" and "education". Conclui-se que a tecnologia pode proporcionar a socialização das pessoas com deficiência, pois promove a equidade, a inclusão e a acessibilidade de todos os alunos, sendo uma estratégia que contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente o ODS 4 que trata da educação de qualidade. Para futuros trabalhos, objetiva-se fazer uma pesquisa empírica para verificar qual a aplicabilidade das tecnologias Blockchain e a Inteligência artificial para aprendizagem das pessoas com transtorno do espectro autista.

Biografia do Autor

Andreia de Bem Machado, FAVIM and Faculdade Municipal da Palhoça

PhD in Engineering and Knowledge Management (UFSC), Master in Scientific and Technological Education (UFSC), specialist in Literacy and Pedagogy Graduation (UDESC) and in Management Processes. She is a reviewer of Revisa Educação e Pesquisa scielo. Ad Hoc Evaluator of National and International Magazines. She is part of the Editorial Committee of the Journal of Studies in Social and Human Sciences. She teaches undergraduate courses in Pedagogy at the Municipal Faculty of Palhoça and Engineering of Administration and Production at the Faculty of Vale do Itajaí Mirim / UNIASSELVI. Advisor professor at the Leonardo da Vinci University Center. Evaluator of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Ministry of Education). She has worked in the educational field for over 25 years. Has experience in the area: Education, Distance Education, management, hybrid teaching, digital technologies, active methodology, knowledge media, entrepreneurship, innovation habitat and knowledge management. She is the author of numerous articles and book chapters published in national and international journals.

Publicado
2023-11-17
Secção
Artigos