O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Resumo

 A inclusão escolar tem sido muito discutida no cenário brasileiro, o que possibilitou a ampliação de normativas legais e das políticas públicas alinhadas ao direito de todos os estudantes à educação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar à luz da revisão sistemática, o uso das tecnologias como ferramentas de apoio para pessoas com transtorno do espectro autista. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa Bibliométrica, por meio da qual se realizou uma busca na base de dados Web Of Science com os seguintes termos "technologies" and “autistic spectrum disorder" and "education". Conclui-se que a tecnologia pode proporcionar a socialização das pessoas com deficiência, pois promove a equidade, a inclusão e a acessibilidade de todos os alunos, sendo uma estratégia que contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente o ODS 4 que trata da educação de qualidade. Para futuros trabalhos, objetiva-se fazer uma pesquisa empírica para verificar qual a aplicabilidade das tecnologias Blockchain e a Inteligência artificial para aprendizagem das pessoas com transtorno do espectro autista.

Biografias do Autor

Andreia de Bem Machado, FAVIM and Faculdade Municipal da Palhoça

PhD in Engineering and Knowledge Management (UFSC), Master in Scientific and Technological Education (UFSC), specialist in Literacy and Pedagogy Graduation (UDESC) and in Management Processes. She is a reviewer of Revisa Educação e Pesquisa scielo. Ad Hoc Evaluator of National and International Magazines. She is part of the Editorial Committee of the Journal of Studies in Social and Human Sciences. She teaches undergraduate courses in Pedagogy at the Municipal Faculty of Palhoça and Engineering of Administration and Production at the Faculty of Vale do Itajaí Mirim / UNIASSELVI. Advisor professor at the Leonardo da Vinci University Center. Evaluator of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Ministry of Education). She has worked in the educational field for over 25 years. Has experience in the area: Education, Distance Education, management, hybrid teaching, digital technologies, active methodology, knowledge media, entrepreneurship, innovation habitat and knowledge management. She is the author of numerous articles and book chapters published in national and international journals.

Virgilio Martins da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Palhoça

Doutorando em Educação (UDESC),Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC (2022). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia. Licenciado em Pedagogia e Especialista em Gestão e Docência da Educação Integral. Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2022). Funcionario Efetivo da Prefeitura municipal de Palhoça.Atualmente coordena o setor de Educação Especial e Inclusiva na Secretaria Municipal de Educação de Palhoça.

Denis Ferrari, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palhoça

Especialista em Educação na Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina  Diretor Geral da  Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Palhoça.

Referências

Álvarez-Alcántara, E. (2007). Trastornos del espectro autista. Revista mexicana de pediatría, 74(6).
Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). bibliometrix : An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of informetrics, 11(4), 959–975. doi:10.1016/j.joi.2017.08.007
Aresti-Bartolome, N., & Garcia-Zapirain, B. (2014). Technologies as support tools for persons with autistic spectrum disorder: a systematic review. International journal of environmental research and public health, 11(8), 7767-7802.
Bibliometrix - home. (2022). Retrieved June 26, 2022, de Bibliometrix.org website: https://www.bibliometrix.org/home/
Boccuto, L., Lauri, M., Sarasua, S. M., Skinner, C. D., Buccella, D., Dwivedi, A., ... & Schwartz, C. E. (2013). Prevalence of SHANK3 variants in patients with different subtypes of autism spectrum disorders. European Journal of Human Genetics, 21(3), 310-316.
Elsabbagh, M., Divan, G., Koh, Y. J., Kim, Y. S., Kauchali, S., Marcín, C., ... & Fombonne, E. (2012). Global prevalence of autism and other pervasive developmental disorders. Autism research, 5(3), 160-1
Esposito, G., & Venuti, P. (2009). Symmetry in infancy: analysis of motor development in autism spectrum disorders. Symmetry, 1(2), 215-225.
Gómez, S. L., Torres, R. R., & Ares, E. T. (2009). Reviews on autism. Rev Latinoam Psicol, 41, 555-570.
Kuehn, B. M. (2012). Data on autism prevalence, trajectories illuminate socioeconomic disparities. JAMA, 307(20), 2137-2138.
Linnenluecke, M. K. (2017). Resilience in business and management research: A review of influential publications and a research agenda: Resilience in business and management research. International Journal of Management Reviews, 19(1), 4–30. doi:10.1111/ijmr.12076
Prevention C for DC and CDC—Data and Statistics March 2014. 2013. Available online: http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html (accessed on 30 julho 2023).
Rodríguez-Vives, M. A. (2002). Diagnóstico clínico del autismo. Rev. neurol.(Ed. impr.), 72-77.
Sanchis, J. (2004). Autismo: criterios diagnósticos y diagnóstico diferencial. Pediatr Integral, 8(8), 655-662.
Schuh, J. M., & Eigsti, I. M. (2012). Working memory, language skills, and autism symptomatology. Behavioral Sciences, 2(4), 207-218.
Tsai, L. Y. (2012). Sensitivity and specificity: DSM-IV versus DSM-5 criteria for autism spectrum disorder. American Journal of Psychiatry, 169(10), 1009-1011.1
Vizueta, D. O., Bertacchini, F., Cárdenas, L. V., Gabriele, L., Tavernise, A., Pantano, P., & Bilotta, E. (2014). A video-modeling system for improving social skills and lexicon in autistic spectrum disorder children. In EDULEARN14 Proceedings (pp. 6081-6087). IATED.
Publicado
2023-11-17
Secção
Artigos