USO DOS RESULTADOS EM AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Educação Básica/Ensino básico, Avaliação externa, Avaliação de sistemas, Avaliação em larga escala, Uso dos resultados.

Resumo

Estudos de revisão são relevantes para a tomada de conhecimento de determinada temática na literatura. Entender o estado da arte sobre o uso dos resultados em avaliação na Educação Básica brasileira permite refletir na aplicabilidade dos resultados obtidos nas avaliações externas. Analisar esses resultados pode auxiliar no planejamento e na reorientação de políticas e ações pedagógicas efetivas. Portanto, questiona-se: “O que a literatura científica nacional apresenta sobre o uso das avaliações externas na Educação Básica?”. O objetivo é identificar, na literatura científica nacional, estudos sobre o uso dos resultados de avaliações externas. O levantamento ocorreu nas bases de dados Capes, SciELO e Google Acadêmico nos anos de 2020, 2021 e 2022 no Brasil. Dos 89 artigos identificados, 13 foram classificados para leitura completa e análise. Os resultados apontam que os dados estão sendo utilizados para diversas finalidades, tais como a análise crítica de políticas públicas, a remodelação de metas, a promoção de formação continuada e/ou oficinas aos professores, a realização de assembleias para discutir os resultados, a identificação de problemas de aprendizagem, a elaboração de planos de intervenção, o desenvolvimento de ações para os alunos, a mudança de práticas pedagógicas e reforço escolar. Sugerimos novos estudos de revisão com um recorte temporal mais amplo. É preciso continuar a questionar crítica e propositivamente a efetividade de políticas e práticas comprometidas com a garantia do direito de aprendizagem a todos os estudantes.

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Publicado
2024-01-24
Secção
Artigos