APLICATIVO STORYBOARDTHAT NAS AULAS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Geovana Bezerra Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Suellen Raissa Alves Pereira Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Yasmine Alves de Melo Carlos
  • Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Francisle Neri Souza
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem; Ferramenta Tecnológica, História;

Resumo

 

Considerando os avanços e mudanças na sociedade, principalmente no que se refere à integração da tecnologia, percebe-se como necessário a inserção dessas ferramentas no âmbito educacional de forma a beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem. Tal necessidade tornou-se ainda mais evidente com a pandemia COVID-19, que acarretou o fechamento de escolas, fazendo com que o uso das TIC fosse indispensável. O objetivo deste trabalho é analisar os benefícios pedagógicos do uso do aplicativo storyboardthat nas aulas de História do 5º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa contou com a colaboração de 15 participantes, sendo 14 alunos do 5º ano dos anos iniciais e uma professora de um colégio particular localizado no interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o paradigma interpretativista. A fim de verificar a eficácia da ferramenta, foi aplicado um questionário de sondagem (Google Forms) aos alunos para caracterizar o nível de letramento tecnológico, e uma entrevista com a professora da turma. Em seguida foi realizada uma atividade, na aula de História, com o uso da referida ferramenta a fim de verificar se ela de fato facilitava ou não a aprendizagem de determinado conteúdo. Logo após, foi requerido dos participantes que avaliassem a efetividade da estratégia pedagógica por meio de um questionário e entrevista à professora. Ao final, o estudo deixa evidente que tanto os alunos como a professora têm familiaridade com as tecnologias e utilizam em casa e no ambiente escolar. Afirmaram que o uso do computador e da internet podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem e que, na disciplina de História, o apoio do aplicativo storyboardthat, proporcionou interesse aos alunos e colaborou na apreensão do conteúdo abordado por meio da criação de histórias em quadrinhos.

Biografias do Autor

Geovana Bezerra Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Graduada em Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Campus Engenheiro Coelho.

Suellen Raissa Alves Pereira, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Campus Engenheiro Coelho.

Yasmine Alves de Melo Carlos

Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Campus Engenheiro Coelho.

Francisle Neri Souza

Francislê Neri de Souza, tem pós-doutoramento em Tecnologias aplicados ao Ensino de Ciências (2008), é doutor em Didática das Ciências (2006) com ênfase em Educação em Química, mestre em Química Quântica Computacional (1998), Licenciatura em Química (1995). Atualmente é professor pesquisador e coordenador adjunto do Mestrado Profissional de Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo no campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) e professor adjunto convidado da Andrews University, EUA. Foi diretor de graduação e pró-reitor associado do UNASP-EC. É membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) na Universidade de Aveiro, Portugal, onde foi investigador e professor durante 17 anos. Também foi professor visitante especial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professor substituto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro de diversas sociedades científicas e laboratórios no Brasil e em Portugal. Orienta estudantes de mestrado e doutoramento nas suas áreas de especialidade. Ele é co-autor de alguns softwares tal como WebQDA®, IARS®, ArguQuest®, FlexQuest®, e U-TRACER®. É fundador e editor chefe do Internet Latent Corpus Journal. É um dos membros fundador e coordenador do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (www.ciaiq.org) e do World Conference on Qualitative Research (www.wcqr.info). Ele também é consultor e autor de artigos, relatórios, livros e capítulos de livros no campo da aprendizagem ativa, questionamento, argumentação, pensamento crítico, metodologia da investigação, educação em ciência e educação em química com integração das tecnologias da informação e comunicação.

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Publicado
2023-02-23