APLICATIVO STORYBOARDTHAT NAS AULAS DE HISTÓRIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Considerando os avanços e mudanças na sociedade, principalmente no que se refere à integração da tecnologia, percebe-se como necessário a inserção dessas ferramentas no âmbito educacional de forma a beneficiar o processo de ensino e de aprendizagem. Tal necessidade tornou-se ainda mais evidente com a pandemia COVID-19, que acarretou o fechamento de escolas, fazendo com que o uso das TIC fosse indispensável. O objetivo deste trabalho é analisar os benefícios pedagógicos do uso do aplicativo storyboardthat nas aulas de História do 5º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa contou com a colaboração de 15 participantes, sendo 14 alunos do 5º ano dos anos iniciais e uma professora de um colégio particular localizado no interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o paradigma interpretativista. A fim de verificar a eficácia da ferramenta, foi aplicado um questionário de sondagem (Google Forms) aos alunos para caracterizar o nível de letramento tecnológico, e uma entrevista com a professora da turma. Em seguida foi realizada uma atividade, na aula de História, com o uso da referida ferramenta a fim de verificar se ela de fato facilitava ou não a aprendizagem de determinado conteúdo. Logo após, foi requerido dos participantes que avaliassem a efetividade da estratégia pedagógica por meio de um questionário e entrevista à professora. Ao final, o estudo deixa evidente que tanto os alunos como a professora têm familiaridade com as tecnologias e utilizam em casa e no ambiente escolar. Afirmaram que o uso do computador e da internet podem melhorar o processo de ensino e aprendizagem e que, na disciplina de História, o apoio do aplicativo storyboardthat, proporcionou interesse aos alunos e colaborou na apreensão do conteúdo abordado por meio da criação de histórias em quadrinhos.
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