CONCEITO DE DIDÁTICA E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUBJACENTE ÀS TESES DE DOUTORAMENTO NA UA

Resumo

O presente artigo decorre do trabalho realizado na Unidade Curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular do Programa Doutoral de Educação da Universidade de Aveiro. Procedeu-se à seleção e anaálise de Teses de Doutoramento em Didática da Universidade de Aveiro (temáticas, motivações, objetivos, metodologias, conclusões, percursos e recomendações). Enquadra-se numa metodologia qualitativa, de cariz descritivo/interpretative, com recurso à recolha de documentos e com análise de conteúdo. Os resultados obtidos reforçam a perspetiva de interdisciplinaridade, na investigação e na docência, com ganhos em termos de garantia da qualidade educative e, por outro lado, sobressai um currículo mais facilmente operacionalizado se trabalhado numa perspetiva de intensificação das colaborações intra e interinstitucionais, por exemplo com abertura da escola a espaços de educação não formal e informal, com defesa da formação contínua e em serviço dos professores. Como recomendações vê-se como fundamental a exploração de um conceito de Didática que: (i)  operacionalize no terreno a consciencialização para a crescente complexidade de novos problemas sociais num mundo em acelerada mudança, em rápida reconfiguração, em constante reimaginação; (ii) promova, através dos seus agentes, a capacidade de “ouvir o OUTRO”, de o incluir desenvolvendo um sentido de pertença agregador e mobilizador de novas conexões e interfaces; (iii) reimagine espaços para transformar a educação e os seus atores, e para se deixar transformar por estes e (iv) aposte na formação contínua dos profissionais da educação - uma educação ao longo de toda a vida  para  o(co) desenvolvimento  do  professor e benefício dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem

Publicado
2023-06-04
Secção
Artigos