TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA O PERÍODO DA PANDEMIA

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a relação entre Tecnologia e Educação, no contexto das inovações pedagógicas. De natureza qualitativa, este estudo possui 125 participantes, professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas particulares e públicas, que atuaram em aulas remoto durante o ano de 2020, em decorrência da pandemia do Covid-19 e que aceitaram participar desta pesquisa de forma voluntária. Todos responderam um questionário online, que teve por objetivo conhecer o perfil sociodemográfico dos docentes, sua formação acadêmica e atuação profissional, além de investigar qual a compreensão sobre inovações pedagógicas, como as veem em suas práticas educativas, na de seus colegas e/ou de outros professores a que tiveram conhecimento e como elas se relacionam (ou não) com tecnologias educacionais. Os resultados foram submetidos à técnica da análise de conteúdo e apontaram que, durante a pandemia os docentes utilizaram aplicativos e redes sociais como formas de comunicação com os alunos para um ensino remoto, sobretudo WhatsApp, Facebook, Instagram e e-mail. Parte significativa destes professores faz uso de mídias tecnológicas em suas aulas, com destaque para o uso de computador, projetor, celular e vídeo-aulas, privilegiando, ainda, aulas expositivas. Embora sinalizem que as ações voltadas para a inovação estejam voltadas à necessidade de usar recursos tecnológicos e mídias digitais, acreditam que inovação não é somente o uso de mídias, mas o desenvolvimento da criatividade e do estímulo ao aluno para seu aprendizado, além de um diálogo afetivo por parte do professor.

Referências

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Publicado
2023-02-09