USOS DE MATERIAIS CONCRETOS E DISPOSITIVOS MÓVEIS COM UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Resumo

Este estudo busca apresentar, uma experiência pontual de inclusão de alunos com deficiência visual, a partir dos recursos e dos impactos das tecnologias visando minimizar as deficiências, e promovendo uma ação efetiva no processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi apresentar os recursos que podem ser utilizados por uma aluna com deficiência visual para o ensino de figuras geométricas. Iniciou-se com a pesquisa bibliográfica nas bases de dados científicas na perspectiva de conhecer os currículos programáticos e a utilização das tecnologias, em escolas especializadas para alunos com deficiência visual. O estudo lança “desafios de elucidar” o quanto as utilizações das tecnologias favorecem alunos(as) com deficiência visual e aos professores(as), beneficiando os envolvidos de forma significativa e o processo ensino aprendizagem. O resultado mostrou ser possível a aprendizagem de conceitos e conteúdos matemáticos, neste caso “figuras geométricas”, por indivíduos com deficiência visual, desde que planejadas adequadamente as aulas com os usos das tecnologias, pois tais recursos podem promover aos alunos(as) com deficiências visuais, superarem as barreiras impostas pela cegueira.

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Publicado
2023-01-29