MULTIMEDIA RESOURCES IN THE PROCESS OF THE LEARNING - AN EXPERIENCE REPORT

Resumo

Este estudo consiste em um relato de experiência com o uso da plataforma M3, desenvolvida pela Universidade de Campinas, e aplicada em uma escola estadual de educação básica, de ensino integral (PEI), localizada na zona sul da cidade de São Paulo. O objetivo foi analisar de que forma os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma pôde auxiliar na melhoria dos resultados dos alunos no desempenho na matemática no programa de nivelamento. Para verificar se houve consolidação das habilidades trabalhadas, foi analisado o resultado no desempenho em Matemática na avaliação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar e, de posse dos indicadores da Avaliação de Aprendizagem em Processo, as plataformas de educação a distância foram utilizadas como meio para que a aprendizagem fosse desenvolvida através do uso da plataforma M3. A avaliação da plataforma foi realizada por dois docentes que trabalhavam no Ensino Médio com a disciplina de Matemática, sob os aspectos: (praticidade, conteúdo, pedagógico e linguagem). Os resultados obtidos demonstraram que a maioria das perguntas estavam classificadas no quase sempre, apontando um bom desempenho do software. Com o uso da plataforma de educação a distância verificou-se que o número de alunos classificados no nível abaixo do básico diminuiu a cada edição da Avaliação de Aprendizagem em Processo: 15ª. edição (48,5%), 16ª. edição (40,8%) e na 17ª edição (29,2%). Os resultados esperados foram alcançados. Conclui-se que o uso da plataforma, sob uma ótica de desenvolvimento, interação e impacto nos resultados frente aos objetivos pedagógicos traçados foram bem-sucedidos.

Publicado
2023-01-29