DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR DE APLICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS

Resumo

os objetivos deste trabalho foram: criar um indicador para identificar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação básica em uma rede privada de ensino; aplicar um instrumento de pesquisa para o levantamento do uso das TIC com gestores, professores e alunos; analisar, pelos indicadores, o nível de uso das TIC nas escolas pesquisadas. Foi efetuado um levantamento da utilização das TIC no ambiente educacional por meio da aplicação de questionários, aplicados a 5 Diretores, 57 Professores e 413 alunos de cinco escolas privadas de ensino médio no Estado de São Paulo. As informações foram coletadas, tabuladas e submetidas à análise fatorial, com o auxílio do software SPSS, para definição das dimensões específicas das aplicações de TIC, o que possibilitou a classificação das instituições pesquisadas no tocante aos escores obtidos em cada dimensão. Com estas informações foi criado o indicador de uso das TIC em cada instituição. Este indicador possibilitará que o gestor avalie quais dimensões atreladas às variáveis correspondentes estão proporcionando o desvio da aplicação de TIC do ideal esperado (0% - não aplicação de TIC, 100% - completa utilização de TIC), para que ações possam ser especificamente elaboradas para maximizar, valor do indicador o mais próximo de 100%, o uso das TIC. As escolas pesquisadas apresentaram  indicadores de uso de TIC semelhantes, porém com percepção diferenciada dos gestores, que foi mais otimista em relação à percepção dos professores e dos alunos, relativas a aplicação de TIC nas instituições.

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Publicado
2023-01-23