UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PORTUGAL

Palavras-chave: Educação Inclusiva, Inclusão, Educação, Diversidade, Portugal.

Resumo

O caminho para a inclusão é um processo inacabado, em constante mudança e reconfiguração. Tem-se em Portugal um quadro legal assente numa abordagem integrada e contínua do percurso escolar dos alunos em escolas que respondam às necessidades de todos e de cada aluno, promovendo a sua inclusão para o sucesso educativo.

Este artigo não pretende constituir-se como uma revisão exaustiva de literatura, mas sim oferecer uma visão sobre o conceito de inclusão, a sua implementação em Portugal, procurando articular diferentes contributos nacionais e estrangeiros. Tendo em consideração a referida problemática descrita, esta análise crítico-reflexiva procurará dar respostas a duas questões orientadoras sobre a educação inclusiva nas escolas portuguesas: (i) qual a realidade da educação inclusiva no contexto português? e (ii) que desafios se colocam à promoção da educação inclusiva no contexto português? Com vista a desenvolver uma reflexão crítico-reflexiva às duas questões apresentadas, este artigo apresenta como objetivos (i) traçar um enquadramento teórico-conceptual da inclusão em educação em Portugal, (ii) apresentar um retrato da educação inclusiva em Portugal e (iii) apresentar os desafios colocados à promoção da inclusão no campo educativo decorrente das últimas investigações da área.

Decorrentes da análise efetuada identificam-se fatores relevantes na promoção da educação inclusiva em Portugal, incluindo-se a (i) formação e recrutamento de professores, (ii) colaboração ativa na comunidade educativa, (iii) dinamização de novos recursos associados à abertura de novos espaços para a inclusão e (iv) gestão e monitorização da educação inclusiva.

Referências

Aas, H. K. (2022). Teachers talk on student needs: exploring how teacher beliefs challenge inclusive education in a Norwegian context. International Journal of Inclusive Education, 26(5), 495–509. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1698065
Ainscow, M. (2007). From Special Education to Effective Schools for All: A Review of Progress so Far. In The SAGE Handbook of Special Education (pp. 147–160). SAGE Publications Ltd. https://doi.org/10.4135/9781848607989.n12
Ainscow, M. (2016). Diversity and Equity: A Global Education Challenge. New Zealand Journal of Educational Studies, 51(2), 143–155. https://doi.org/10.1007/s40841-016-0056-x
Ainscow, M., Dyson, A., Goldrick, S., & West, M. (2012). Making schools effective for all: rethinking the task. School Leadership & Management, 32(3), 197–213. https://doi.org/10.1080/13632434.2012.669648
Allan, J. (2008). RETHINKING INCLUSIVE EDUCATION: THE PHILOSOPHERS OF DIFFERENCE IN PRACTICE. Published by Springer - The Netherlands.
Alves, I. (2019). International inspiration and national aspirations: inclusive education in Portugal. International Journal of Inclusive Education, 23(7–8), 862–875. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1624846
Armstrong, F., & Rodrigues, D. (2014). A Inclusão nas Escolas. Fundação Francisco Manuel dos Santos .
Azorín, C., & Ainscow, M. (2020). Guiding schools on their journey towards inclusion. International Journal of Inclusive Education, 24(1), 58–76. https://doi.org/10.1080/13603116.2018.1450900
Byrne, B. (2022). How inclusive is the right to inclusive education? An assessment of the UN convention on the rights of persons with disabilities’ concluding observations. International Journal of Inclusive Education, 26(3), 301–318. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1651411
Castro, D. (2011). OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO DOS DIRETORES DE ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA A PARTIR DAS REGULAÇÕES DO DISCURSO POLÍTICO-NORMATIVO.
de Boer, A., Pijl, S. J., & Minnaert, A. (2011). Regular primary schoolteachers’ attitudes towards inclusive education: a review of the literature. International Journal of Inclusive Education, 15(3), 331–353. https://doi.org/10.1080/13603110903030089
Florian, L. (2019). On the necessary co-existence of special and inclusive education. International Journal of Inclusive Education, 23(7–8), 691–704. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1622801
Jezine, E., & de Araujo Junior, R. (2011). Revista Lusófona de Educação Desafios da inclusão em Portugal: a importância das atividades de tempo livre na promoção das aprendizagens. Revista Lusófona de Educação, 19, 37–66.
Lambrecht, J., Lenkeit, J., Hartmann, A., Ehlert, A., Knigge, M., & Spörer, N. (2022). The effect of school leadership on implementing inclusive education: how transformational and instructional leadership practices affect individualised education planning. International Journal of Inclusive Education, 26(9), 943–957. https://doi.org/10.1080/13603116.2020.1752825
Macedo, S. (2021). A Educação Inclusiva nos concelhos de Barcelos e Esposende: perceções das e dos docentes e o papel do CFAE local. IESF- Escola Superior de Educação de Fafe .
Messiou, K. (2019). The missing voices: students as a catalyst for promoting inclusive education. International Journal of Inclusive Education, 23(7–8), 768–781. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1623326
Messiou, K., & Ainscow, M. (2015). Responding to learner diversity: Student views as a catalyst for powerful teacher development? Teaching and Teacher Education, 51, 246–255. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.07.002
Muijs, D., Ainscow, M., Chapman, C., & West, M. (2011). Networking and Collaboration as a Public Policy Framework. In D. Muijs, M. Ainscow, C. Chapman, & M. West (Eds.), Collaboration and Networking in Education (pp. 9–17). Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-94-007-0283-7_2
Neto-Mendes, A., Adelino Costa, J., Gonçalves, M., & Fonseca, D. (2018). Rede escolar: (re)configurações, tensões e desafios (UA Editora, Ed.). Universidade de Aveiro - Serviços de Documentação, Informação Documental e Museologia.
OECD. (2012). Equity and Quality in Education. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264130852-en
OECD. (2022). Review of Inclusive Education in Portugal. OECD. https://doi.org/10.1787/a9c95902-en
Pijl, S. J., Meijer, C. J., & Hegarty, S. (1997). Inclusive education: A global agenda. (Psychology Press., Ed.). Routledge.
Pinto, P., & Pinto, T. (2019). Pessoas Com Deficiência Em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2018. (ISCS). UNIVERSIDADE DE LISBOA.
Santos, E., Gonçalves, M., & Ramos, I. (2015). Inclusão no Ensino Superior: Perceções dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais sobre o ingresso à universidade. In Revista Portuguesa de Educação (Vol. 28, Issue 2).
Traqueia, A. F. M. M. (2015). Inclusão de estudantes com necessidades especiais no ensino superior. Universidade de Aveiro.
UNESCO. (1990). World Declaration On Education For All.
UNESCO. (2016). Education 2030: Incheon Declaration and Framework for Action for the implementation of Sustainable Development Goal 4: Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all; 2016. https://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/education-2030-incheon-framework-for-action-implementation-of-sdg4-2016-en_2.pdf
UNESCO. (2017). A Guide for ensuring inclusion and equity in education (UNESCO, Ed.). Education Sector.
UNESCO. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. In International Commission on the Futures of Education. UNESCO Brasilia. https://unesdoc.unesco.org/notice?id=p::usmarcdef_0000381115
Williams, D. A., Berger, J. B., & McClendon, S. A. (2005). Toward a Model of Inclusive Excellence and Change in Post−Secondary Institutions. https://www.researchgate.net/publication/238500335
Publicado
2023-03-20