ANÁLISE DE PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REALIZADAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Resumo
Resumo: Este artigo faz, inicialmente, uma pesquisa no banco de dissertações do Mestrado em Educação e Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté, entre os anos de 2012 e 2021, para identificar quais trabalhos contemplam, em seu título, ou seja, tem como importância central, os descritores “EAD”, “Educação a distância”, “Tecnologia da Informação e da Comunicação” e “TIC”. O banco de dados dos dois programas somam 299 pesquisas. Dessas quase três centenas, 10 apresentavam um dos descritores no título. Em uma segunda etapa, este artigo faz uma análise das 10 dissertações selecionadas no que diz respeito aos objetivos, metodologia e resultados. Como síntese, a partir do estudo, observou-se um aumento significativo, nos últimos anos, do interesse pelo tema educação a distância e tecnologia da educação nas produções científicas, e concluiu-se que, apensar do uso de tecnologias em sala de aula ainda ser tímido ou pouco institucionalizado, principalmente antes da pandemia causada pela Covid-19, há um assentimento de que a tecnologia digital não está mais dissociada da sala de aula e de que é preciso que ela seja cada vez mais experimentada, pesquisada e incorporada à dinâmica de sala de aula.
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