ANÁLISE DE PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REALIZADAS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Palavras-chave: Palavras-chave: Educação a distância; Tecnologia Educacional.

Resumo

Resumo: Este artigo faz, inicialmente, uma pesquisa no banco de dissertações do Mestrado em Educação e Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté, entre os anos de 2012 e 2021, para identificar quais trabalhos contemplam, em seu título, ou seja, tem como importância central, os descritores “EAD”, “Educação a distância”, “Tecnologia da Informação e da Comunicação” e “TIC”. O banco de dados dos dois programas somam 299 pesquisas. Dessas quase três centenas, 10 apresentavam um dos descritores no título. Em uma segunda etapa, este artigo faz uma análise das 10 dissertações selecionadas no que diz respeito aos objetivos, metodologia e resultados. Como síntese, a partir do estudo, observou-se um aumento significativo, nos últimos anos, do interesse pelo tema educação a distância e tecnologia da educação nas produções científicas, e  concluiu-se que, apensar do uso de tecnologias em sala de aula ainda ser tímido ou pouco institucionalizado, principalmente antes da pandemia causada pela Covid-19, há um assentimento de que a tecnologia digital não está mais dissociada da sala de aula e de que é preciso que ela seja cada vez mais experimentada, pesquisada e incorporada à dinâmica de sala de aula.

Biografia do Autor

Mariana Aranha de Souza, UNITAU

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté e Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP, do Grupo de Pesquisa Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da Universidade de Taubaté e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Ciências e Engenharia - GEPECE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - USP. Atua também como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Ensino Híbrido da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, Tecnologias e Mídias Digitais e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Publicado
2022-12-14