NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?
Resumo
O presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre o novo Ensino Médio, metodologias ativas e a Teoria de Flexibilidade cognitiva observando algumas práticas de interações no ambiente escolar, e inferindo sobre a metodologia aplicada no Colégio Sesi da Indústria no município de Umuarama, no estado do Paraná, que se permeia pela prática em equipe e metodologias ativas. O método aplicado foi a inserção de pesquisa no âmbito científico com alunos do Ensino Médio aliando pesquisa, análise de materiais da internet e produção escrita, a fim de explorar propostas designadas ao Ensino Médio, a implantação da Base Nacional Comum Curricular e, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades no aprendizado de adolescentes, prestes a entrar no mercado de trabalho. Como complemento, houve uma pesquisa sobre como o indivíduo aprende, aspectos neurológicos do cérebro e sua evolução nas etapas de desenvolvimento gerando atividades neuronais e sinapses.
Direitos de Autor (c) 2023 Cinthia Caciéle Fregne Matusaiki, João Felipe Posseti Geleilete, Ludmila Szezerbatz, Marco Antônio Evangelista, Mikaela Werkhauser Fuentes Romero, Rafael Henrique Morais Santos da Silva, Rafaela Fernandes Vieira
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.