NOVO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS ALIADAS À TEORIA DE FLEXIBILIDADE COGNITIVA PODEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES?

  • Cinthia Caciéle Fregne Matusaiki UNASP https://orcid.org/0000-0003-4598-5926
  • João Felipe Posseti Geleilete SESI UMUARAMA
  • Ludmila Szezerbatz SESI UMUARAMA
  • Marco Antônio Evangelista SESI UMUARAMA
  • Mikaela Werkhauser Fuentes Romero SESI UMUARAMA
  • Rafael Henrique Morais Santos da Silva SESI UMUARAMA
  • Rafaela Fernandes Vieira SESI UMUARAMA

Resumo

O presente estudo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre o novo Ensino Médio, metodologias ativas e a Teoria de Flexibilidade cognitiva observando algumas práticas de interações no ambiente escolar, e inferindo sobre a metodologia aplicada no Colégio Sesi da Indústria no município de Umuarama, no estado do Paraná, que se permeia pela prática em equipe e metodologias ativas. O método aplicado foi a inserção de pesquisa no âmbito científico com alunos do Ensino Médio aliando pesquisa, análise de materiais da internet e produção escrita, a fim de explorar propostas designadas ao Ensino Médio, a implantação da Base Nacional Comum Curricular e, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades no aprendizado de adolescentes, prestes a entrar no mercado de trabalho. Como complemento, houve uma pesquisa sobre como o indivíduo aprende, aspectos neurológicos do cérebro e sua evolução nas etapas de desenvolvimento gerando atividades neuronais e sinapses.

Publicado
2023-02-02