A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Palavras-chave: Palavras-chave: Educação Infantil; Coordenadora pedagógica; Desafios; Rotina; Formação continuada

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da literativa sobre o tema da coordenação pedagógica na educação infantil. Foram utilizados como corpus de análise as dissertações e teses desenvolvidas nos programas de pós-graduação em educação stricto sensu disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2011 a 2021. A intenção foi investigar se e como as pesquisas analisam a atuação do/a coordenador/a pedagógico/a (CP) na educação infantil, bem como as contribuições de sua ação para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as que atuam nesse segmento. Foram localizados e analisados 24 dissertações e 1 tese, evidenciando que há poucos estudos que abordam a temática, o que justifica sua relevância. Destacam-se nos achados da revisão que, no conjunto dos trabalhos, o que se sobressai sobre a atuação da CP diz respeito: a orientação, rotina, desafios, formação continuada, organização e acompanhamento das práticas pedagógicas dos professoras; a articulação e integração do processo de formação continuada e em serviço dos/as professores/as que acompanha. Os resultados sinalizam que apesar de os estudos terem como foco o/a CP que atua na educação infantil, poucos discutem e analisam as especificidades da sua atuação nesse segmento de ensino. Para uma compreensão mais ampla sobre a atuação da coordenação pedagógica na educação infantil, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento profissional dos/as professores/as que atuam nesse segmento, é imprescindível empreender uma discussão sobre as práticas de acompanhamento e as ações que compõem a rotina da coordenação pedagógica que podem favorecer o aprimoramento das práticas docentes na Educação Infantil.

Publicado
2022-12-06